Políticas assistenciais são avaliadas em conferência municipal

Profissionais da área de Assistência Social, representantes de entidades socioassistenciais e usuários de serviços desta área participaram, nesta sexta-feira (13), da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro, realizado no auditório da Casa da Cidadania, serviu para avaliar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Tubarão, Santa Catarina e no país.

 

Em Tubarão, a Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS) oferece serviços de proteção básica e especial de média e alta complexidade, além de programas e gestão de benefícios socioassistenciais. Somente na atenção básica foram quase 900 famílias atendidas neste ano, em um total de mais de seis mil pessoas. No atendimento de média complexidade, são 336 casos até o último mês, em 2019. Na alta complexidade, o Serviço de Acolhimento Institucional atendeu 19 crianças e adolescentes .

 

A gerente da FMDS, Kelly Botega Delpizzo, diz que o evento teve como destaque a dinâmica de grupo para discussão de três temas.

 

“O público que compareceu no auditório foi dividido em grupos para discussão dos três eixos (assistência social como direito do povo, financiamento público e participação social). Foram elaboradas propostas para melhorar o serviço no município, Estado e país”, explica a gerente.

 

O diretor-presidente da FMDS, André Fretta May e, o prefeito Joares Ponticelli lembraram que o setor enfrenta, em todo o país, dificuldades por conta dos atrasados no repasse de recursos por parte do Governo Federal.

 

“Recentemente recebemos um repasse referente a um mês do início de 2017”, lamentou May.

 

 

Outra atividade da conferência foi a palestra com a psicóloga, professora da Unisul e servidora municipal Maria Izabel de Amorin.