Plantio da “Rosa de Anita” marca início das festividades do bicentenário de Anita Garibaldi

Reescrever a história de Anita Garibaldi seria uma forma que o Brasil e Santa Catarina teriam para valorizar mais a memória da personagem que é venerada em vários países, especialmente na Itália, mas que é pouco valorizada e, por vezes desconhecida por seus próprios conterrâneos, na avaliação do prefeito Joares Ponticelli. Nesta sexta-feira (30), Tubarão começou a fazer a sua parte no resgate histórico com o plantio de um exemplar clonado da “Rosa de Anita”, uma das várias atividades que marcaram o início das festividades do bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi em 2021.

A programação, que continua neste sábado (31), teve início pela manhã com a chegada de uma delegação formada por um grupo de prefeitos e de representantes de entidades de cidades de uma região da Itália, do Uruguai e do Rio Grande do Sul – locais identificados com a história de Anita Garibaldi. Eles foram recebidos pelo prefeito Joares e outros membros do Governo Municipal no Centro Municipal de Cultura Willy Zumblick, onde puderam conhecer várias obras do artista plástico, entre elas o retrato da própria catarinense cujo nascimento completou 198 anos nesta sexta-feira (30).

A visita ao laboratório de Produção Vegetal da Unisul, onde ocorre a clonagem das quatro mudas da “Rosa de Anita” trazidas da Itália, fez parte da programação do primeiro dia de eventos em homenagem à “Heroína dos Dois Mundos”.

No início da tarde foi feito o plantio de uma muda no canteiro diante do herma de Anita Garibaldi, no Paço Municipal. O evento, que teve a apresentação teatral do grupo municipal “Entre Palcos” de uma passagem da história entre Anita e Giuseppe Garibaldi e muita música com o coral Ricordi d´Itália, contou com a presença do Ministro da Cidadania Osmar Gasparine Terra. Alunos das escolas municipais Maria Emília Rocha, São Judas Tadeu e Manoel Rufino e servidores da prefeitura prestigiaram o ato.

“É o início de uma celebração internacional que vai unir uruguaios, brasileiros e italianos e que para nós aqui Brasil, especialmente, possamos recontar a história de Anita. Nós precisamos nos inspirar um pouco mais no amor e esforço que os italianos fazem para preservar a história dessa grande catarinense e brasileira que foi Anita Garibaldi”, destacou o prefeito Joares Ponticelli.

O ministro Osmar Gasparine Terra concordou que as façanhas de Anita Garibaldi precisam ser bem contadas e divulgadas.

“Fiz questão de vir neste momento para prestar a homenagem e preservar a memória de Anita, que simboliza muito para os brasileiros e italianos. Ela foi a Heroína dos dois Mundos, uma pessoa extraordinária com uma vida simples que foi modificada a partir do encontro com Giuseppe que ajudou a transformar a história do Brasil, Uruguai e Itália. É um feito que precisa ser contado, o Brasil tem que ter orgulho disso. O nosso cinema e as artes têm que estar mais voltados às pessoas extraordinárias que nasceram aqui, ajudaram a construir esse país e que deram uma grande contribuição para o mundo”, discursou o ministro.


Neste sábado (31) a programação festiva em homenagem a Anita inicia às 8h30 com uma visita ao monumento na localidade de Morrinhos, onde nasceu a personagem. Logo em seguida haverá a cavalgada rumo ao Centro Histórico de Laguna, que também organizou eventos relacionados ao início das festividades do bicentenário de Anita.