Plantio da Rosa de Anita será nesta sexta-feira (30)

Comemorado em 2021, o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi começa a ser celebrado a partir desta sexta-feira (30), quando acontecerão os primeiros, de vários eventos em homenagem à catarinense que fez história no Brasil, Uruguai e Itália. Em Tubarão, a programação com a presença de autoridades italianas prevê várias atividades durante dois dias, entre as quais o plantio da Rosa de Anita, no Paço Municipal.

 

Marcado inicialmente para as 14 horas, o plantio da espécie foi antecipado para as 13h30. A rosa foi clonada pelo laboratório de Produção Vegetal, do curso de Agronomia da Unisul, a partir de gemas de quatro mudas trazidas da Itália e plantadas em Laguna. A rosa ficará em um pequeno canteiro em frente a herma de Anita Garibaldi, ao lado da escadaria de acesso ao paço.

 

O laboratório onde a clonagem está em andamento tem hoje 50 exemplares da planta ainda no processo in vitro. No total serão produzidas mil unidades até setembro de 2020 para distribuição em várias cidades do estado. A espécie é semelhante às rosas brasileiras que podem ser encontradas em jardins e canteiros convencionais, mas com destaque para a cor salmão.

 

O primeiro dia de atividades, sexta-feira (30), terá início às 9 horas, quando o prefeito Joares Ponticelli e outros integrantes do Governo Municipal receberão a delegação de autoridades italianas para uma visita ao Museu Willy Zumblick. No sábado (31), a programação terá a visita ao monumento no local de nascimento de Anita, na localidade de Morrinhos, e logo depois a cavalgada rumo ao Centro Histórico de Laguna.

 

“Estamos iniciando um movimento para resgatar a devida importância e respeito à memória e história de Anita Garibaldi, dos quais a Itália sempre valorizou e cuidou muito bem e nós brasileiros cuidamos bem pouco”, lembra o prefeito Joares Ponticelli.

 

O bicentenário de nascimento Anita Garibaldi terá celebrações no Brasil e no exterior. Laguna e Imbituba também organizaram festividades, assim como cidades do Uruguai e Itália onde Anita e o marido Giuseppe viveram.