Etapa residencial de esgoto já pode ser executada nos bairros Centro, Recife e Vila Moema

O município de Tubarão dá um salto no que se refere à saúde e qualidade de vida, saindo do zero no quesito coleta e tratamento de esgoto. Segundo o Instituto Trata Brasil, pouco mais da metade da população brasileira tem seu esgoto coletado, e apenas 45% de tudo o que é gerado é devidamente tratado, isso prejudica o meio ambiente, a saúde das pessoas e o desenvolvimento dos municípios.

 

Na cidade Azul, este cenário começou a mudar em março de 2018, com as obras de implantação do Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto, executadas pela Tubarão Saneamento, que devem beneficiar inicialmente 5 mil famílias dos bairros Centro, Recife e Vila Moema. Para quem mora nessas localidades, chegou a hora de antecipar a etapa residencial e contribuir para a implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto, que deve entrar em operação ainda no segundo semestre de 2019.

 

Para adiantar a etapa residencial, é importante se atentar as orientações da Concessionária dos Serviços Públicos de Água e Esgoto, Tubarão Saneamento. “Para cada imóvel é instalada uma saída individual da rede coletora, disponível próximo ao passeio, que é onde a ligação deve ser realizada. O primeiro passo é identificar o local exato. Se precisar, entre em contato com a Tubarão Saneamento”, destacou o diretor da Concessionária, Marcelo Matos.

 

Depois dessa etapa, é necessário providenciar as adaptações nas tubulações do imóvel para ligar o despejo de esgoto à rede coletora. Procure um pedreiro ou um encanador de confiança para a realização da obra. “A execução da etapa residencial é de responsabilidade do usuário”, ressaltou Marcelo.

 

Ao realizar essa etapa de adiantamento, saiba que a tubulação que direciona os resíduos à tubulação de coleta, deve ser mantida capeada (fechada). A Concessionária alerta que, se o usuário fizer o contrário ao orientado, o esgoto pode obstruir a tubulação, provocar um extravasamento e até retornar para a residência pelo vaso sanitário, pias ou ralos, ou, também nas ruas, pelas tampas de Poços de Visitas (PV). Essa atitude ainda incide em crime ambiental, conforme o artigo 54 da lei Nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998.

 

Quando chegar a hora de liberar a passagem dos resíduos da residência para a rede coletora de esgoto, o usuário receberá uma notificação na fatura mensal da Tubarão Saneamento.

 

 

O novo serviço só será cobrado quando o sistema entrar em operação, àqueles usuários dos bairros contemplados nesta etapa (Recife, Centro e Vila Moema). A tarifa de esgoto será integrada a fatura mensal, onde hoje consta a tarifa de água e, apesar de aparecerem juntas, na mesma fatura, e com valores iguais, os serviços prestados não se misturam.

 

É preciso lembrar que o processo do esgoto é totalmente independente do da água. Trata-se de outra prestação de serviço. O cidadão não paga somente pelo escoamento do esgoto, pois há uma estrutura específica para a coleta e o tratamento, a fim de que esse efluente retorne à natureza de forma adequada.

 

“É importante que a população se conscientize que, a partir do momento que ela tem um serviço de esgoto, ela tem outro serviço sendo prestado, que consiste na coleta pública e transporte do material até a estação, onde o esgoto é tratado para depois ser devolvido ao meio ambiente dentro dos padrões ambientalmente adequados.

 

Pedreiros e encanadores capacitados

 

Para orientar e tirar todas as dúvidas de como realizar a obra interna, a Tubarão Saneamento ministrou uma capacitação para pedreiros e encanadores, que também contou com a participação de engenheiros e arquitetos. Ao todo, 120 profissionais da região já conhecem o procedimento e estão aptos para executar a manobra.

 

Àqueles que não participaram, a Tubarão Saneamento organizará novas edições, basta contactar a Central de Atendimento da Concessionária e informar o interesse. Dúvidas pelos telefones 0800 648 9596 ou 48 3052-7400, via WhatsApp (48) 99168-5827 ou ainda no site www.tubaraosaneamento.com.br.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/Tubarão Saneamento