Sarampo é o principal tema de capacitação com profissionais da saúde

Os profissionais da Atenção Básica são os primeiros que agem na prevenção, promoção e assistência à saúde da população. É necessário buscar sempre a melhora no controle e orientação sobre algumas doenças infectocontagiosas, principalmente o protagonista do momento, o sarampo.

 

Assim, na tarde desta sexta-feira (23), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoveu uma capacitação, para médicos e enfermeiros do município, no auditório do Centro de Educação Profissional Diomício Freitas (CEDUP).

 


De fácil e rápida transmissão, as doenças infectocontagiosas precisam estar sob controle para que não haja grande disseminação dos vírus, como relata a palestrante e enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Tubarão, Helena Caetano. “O sarampo, em especial, está muito próximo e nós, profissionais, precisamos ser um exército para combater. Não podemos deixar a doença começar e por isso que esses encontros são tão importantes.”

 


Sinais e sintomas das doenças, questões de bloqueio vacinal, formas de prevenção, novas orientações e principais cuidados a serem tomados foram os pontos principais a serem discutidos para cerca de 80 profissionais da rede pública de saúde.