Visita de vice-cônsul portuguesa abre novos caminhos de negócios para Tubarão
Tubarão viu se abrir nesta quarta-feira (21) mais uma porta para o encaminhamento de negócios e busca de parcerias com a visita da vice-cônsul de Portugal Susana Pereira, que se reuniu com lideranças empresariais e políticas em um almoço de ideias. O encontro foi viabilizado pela Prefeitura de Tubarão, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Associação Empresarial de Tubarão (ACIT).
Para o secretário de Desenvolvimento Giovani Bernardo, a visita de uma representante dos interesses comerciais de um importante país da Europa significa o surgimento de uma ponte pela qual podem passar inúmeros benefícios para a Cidade Azul.
“Esse evento vem ao encontro de uma das verticais de atuação do Governo que é a internacionalização de Tubarão. A visita da vice-cônsul traz oportunidades para o empresariado, mas o Governo também aprende muitas coisas, pois Portugal está muito avançado em termos de desburocratização e gestão”, ressalta Giovani.
A vice-cônsul Susana, que atua em Curitiba, comenta que Portugal observa o Brasil hoje como um parceiro promissor e de confiança.
“O Brasil tem um ciclo de crescimento, é um país muito viável e de confiança. Portugal fez um grande investimento na internacionalização e podemos fazer acordos de cooperação baseado em vários setores como o turismo, que temos desenvolvido bastante nos últimos anos. Cerca de um milhão de brasileiros visitam Portugal por ano. Outra experiência interessante que pode interessar ao Brasil são as iniciativas voltadas a desburocratização de inúmeros serviços que pode ser feitos via internet”, ressalta a vice-cônsul.
O presidente da Câmara Catarinense de Intercâmbio com Países Lusófonos Carlos Varela Luc também participou do almoço de ideias.