Projeto “Troca Troca de Cartas” é implantado pela FME
A Fundação Municipal de Educação (FME), através dos planejamentos bimestrais, implementou um dos projetos desenvolvidos nos encontros – o “Troca Troca de Cartas” – desenvolvido ao longo do segundo bimestre pelas professoras do 4º ano da Rede Municipal de Ensino de Tubarão.
O objetivo é mostrar aos alunos a ferramenta de comunicação utilizada pela sociedade antes do advento da era digital: a carta. Em tempos de tecnologia, as relações estão praticamente restritas ao meio eletrônico, por meio de mensagens via celular ou internet. Entretanto, torna-se essencial mencionar que a “era digital”, por motivos socioeconômicos, não atingiu toda a população. Há, portanto, quem ainda faça uso da carta para se corresponder com amigos e familiares que se encontram fora do convívio diário. Sem contar que a carta, por se classificar dentre os inúmeros gêneros com os quais existe compartilhamento, está entre os objetos de conhecimentos programados para o 4° ano e relacionados com as habilidades que os educandos precisam ter contato e conhecimento.
Desta forma, resgatar o gênero (carta) e fazê-lo circular entre os alunos pode contribuir na ampliação do conhecimento linguístico e na formação do cidadão letrado.
Todo o trabalho foi planejado na Formação Continuada, que é ofertada pela FME. “Podemos afirmar com segurança diante das opiniões dos nossos alunos que o objetivo foi alcançado”, analisa a professora Silvana Aparecida Nogueira.
Na última semana, os estudantes das diferentes escolas da rede municipal que participaram do projeto puderam se conhecer, em encontro realizado na Associação da Cergal.