Mutirões de ressonância magnética e de cirurgias de catarata beneficiaram mais de 400 tubaronenses
Durante este mês dois mutirões aconteceram, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), para auxiliar centenas de pacientes da Cidade Azul. A ação, realizada através do sistema de regulação (Sisreg), ofereceu o exame de ressonância magnética de coluna lombo-sacra e cirurgias de catarata. O objetivo foi diminuir, consideravelmente, a fila de espera para o procedimento, assim, facilitar o fluxo de acesso dos próximos pacientes.
Definida como maior demanda na lista de espera, apontada pelo sistema estadual, a ressonância de coluna lombo-sacra, apesar de ser um exame de responsabilidade e alta complexidade do estado, foi ofertada na cidade de Tubarão e de Braço do norte. A ação ocorreu por meio de uma iniciativa da FMS, de acordo com um estudo dos médicos reguladores do município, e beneficiou cerca de 300 pacientes. Ao longo do mês de agosto o procedimento continua para, aproximadamente, os 200 que se encontram na lista de espera.
Já a cirurgia de catarata aconteceu nas cidades de Santo Amaro e de Braço do Norte – o terceiro mutirão realizado durante este ano, tendo todas ações aderidas pelo município através da FMS. Como não havia demanda reprimida, por conta dos mutirões recentes, os pacientes que foram inseridos nos últimos dias conseguiram realizar a cirurgia e totalizaram cerca de 100 atendimentos.
Lembrando que para ser inserido na fila, os novos pacientes devem ser encaminhados pela Unidade Básica de Saúde (UBS) para um especialista da Fundação Municipal de Saúde, ao constatar a necessidade, são inseridos no Sistema Nacional de Regulação – o Sisreg, preconizando a transparência de todo o processo – que pode ser consultado a qualquer momento com o número do CPF ou do Cartão Nacional do SUS ao acessar o site: www.listadeespera.saude.sc.gov.br/consulta/paciente.html.