Hepatites virais é tema de palestra nesta sexta-feira (26)

Durante todo o mês o Centro de Atendimento Especializado em Saúde (CAES), por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), promove ações de conscientização às hepatites virias. A próxima ocorre nesta sexta-feira (26), com a palestra do infectologista Rogério Sobroza de Mello, no teatro da Arena Multiuso, a partir das 9 horas, e, tem como público-alvo os agentes comunitários de saúde, mas estará aberta a toda população.

 

Definido como Julho Amarelo, a campanha vem para informar sobre o grave problema de saúde pública. A doença, que nem sempre apresenta sintomas, pode ser provocada por uma série de situações.

 

Só em 2018, foram 69 casos em Tubarão e, neste ano são 35 casos até agora. De todos os dados, a maior incidência é da hepatite C, segundo informações da Vigilância Epidemiológica Municipal. Em busca de diminuir os casos, testes de livre demanda são realizados em um horário especial no CAES, das 13 às 17 horas, até o próximo dia 31.

 

Na próxima terça-feira (30) as Unidades Básicas de Saúde ficarão abertas das 17 até as 21h, para receber a população em busca da realização dos testes rápidos.