Torneio Crossfit Brasil: conheça como funciona, provas e atletas
Cinquenta toneladas de equipamentos estão quase 100% montadas na Arena Multiuso, que recebe neste fim de semana o Torneio Crossfit Brasil (TCB). Criado em 2010, na vontade de alunos mais experientes em realizar um campeonato simples entre crossfiteiros de outros estados, ninguém imaginava a estrutura que iniciativa teria no futuro. Atualmente, o TCB é considerado o maior e o melhor campeonato da modalidade no Brasil. Para disputá-lo não basta apenas querer. É necessário participar de uma seletiva e conquistar a tão sonhada vaga.
Fortaleza, Brasília, Rio Janeiro, Vinhedo, Pinda e Tubarão foram as seis cidades selecionadas para receber as seletivas deste ano. Diferente das demais competições brasileiras de Crossfit, o TCB não divide as categorias em Scale, Intermediário e RX. As divisões funcionam da seguinte forma: Teen (adolescentes), Elite e Master (acima de 35 anos). Conforme Thales Antoniolli, responsável pela organização do Torneio, ao todo são 1497 inscritos por todo o Brasil, na edição vigente.
Durante o evento, o objetivo de todos os atletas é o mesmo: conseguir a classificação para encarar a etapa nacional do Torneio Crossfit Brasil. Em cada seletiva, apenas os três primeiros homens e mulheres da categoria Elite conseguem se classificar automaticamente. O restante precisa esperar até o fim das seletivas. “Unificamos os rankings de cada uma delas, fazendo um geral e aí qualificados mais 30 homens e 18 mulheres, totalizando na disputa principal 36 mulheres e 48 homens”, revela Thales. A comunidade pode participar do evento de forma gratuita. É solicitado apenas a doação de um quilo de alimento.
Nomes inusitados, revelações propositais
Orgulho, Confiança, Popeye, Mos ao Alto e Vai ou Racha são os nomes dados aos cinco desafios que os participantes precisam encarar ao longo das Seletivas do TCB. Quando perguntado o porquê da nomeação inusitada, Thales sorri e responde: “Elas são baseadas muito no que vai se passar na cabeça do atleta. No Popeye, por exemplo, eles vão desgastar muito o antebraço. Já no Orgulho e Confiança, provas seguidas, é preciso tática. Ser rápido na primeira? Levantar muito peso na segunda? Então é aí que você tem que dosar o orgulho para ter a confiança necessária”, finaliza o organizador.
Força feminina
Representando o Sul de Santa Catarina, as atletas Ana Cláudia Cabral e Isadora Moreno Marques, ambas de Tubarão, estiverem na preparação durante meses para enfrentar a seletivas na cidade natal. Enquanto Isadora estreia no desafio, Ana vai para sua segunda seletiva. No ano passado, foi vice-campeã na sua categoria e está na busca pela classificação novamente. Mesmo com a experiência o frio na barriga não cessa. “Embora me sinta mais confiante, cada competição as provas são sempre diferentes, tem atletas novas na minha categoria, é sempre uma disputa bem acirrada”, relata.
Disputando no Master, ela afirma que por competir em casa será desafiante. “Existem dois lados. O fato de ter minhas amigas para incentivar, torcer, é muito bacana. Mas, também é uma cobrança. Todos os meus familiares e alunos assistirão o que realmente é encarar uma competição de Crossfit”, afirma. Ana ainda ressalta que é uma grande honra representar a Cidade Azul. “Estamos representando toda a nossa região. Espero até que outras meninas, ao nos virem competir, possam se sentir motivadas a se tornar atletas de alta performance”, finaliza.
Os cinco desafios
Prova-Orgulho
TIMECAP: 9 minutos
3 Rounds de:
7 Ring Muscle Up
14 Bar Enfrentando Burpee
28 Dumbbell Squat
30Kg * Imediatamente após o término da prova ORGULHO, começa a prova CONFIANÇA
Prova-Confiança
TIMECAP: 4 minutos
4RM de Thruster
Prova-Popeye
TIMECAP: 11 minutos
40 Double Under
40 Box Jump 24 ”
40 Duplo Under
30 Fatbar Deadlift 100kg
40 Duplo Under
20 Snatch 60kg
40 Duplo Under
30 Peito até ao Bar
3 Sem Pernas Subida de Corda
Prova-Mos ao alto
TIMECAP: 13 minutos
Buy In:
50 WallBall 20lb
3 Rodadas de:
15 Limpo 70kg
10 Ombros para Overhead 70kg
5 Over Head Agachamento 70kg
Comprar:
50 WallBall 20lb
Prova- Vai ou Racha
TIMECAP: 10 minutos
10 Bar Muscle Up
20 Strict HandStand Push Up
30 Toes to Bar
50 Pistolas Alternadas
30 Toes to Bar
20 Strict HandStand Push Up
10 Bar Muscle Up