Iniciadas as obras da ponte provisória sobre o Rio Corrêa

As equipes das secretarias de Infraestrutura e de Desenvolvimento Econômico, por meio do departamento de Estradas Rurais, iniciaram nesta segunda-feira (17) a construção do desvio e da ponte provisória sobre o Rio Corrêa, na rua Sílvio Búrigo (Acesso Sul). A antiga ponte foi interditada pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil após apresentar problemas nas cabeceiras por conta da enxurrada do dia 24 de maio.

 

A previsão é de que a obra seja concluída em duas semanas. A ponte de madeira provisória ficará bem no lado esquerdo da estrutura interditada (sentido BR-101). A primeira etapa da obra foi a colocação de toras de madeira na posição vertical no leito do rio para formar uma barreira de contenção para as rochas que terão a função de cabeceira provisória.

 

A capacidade de peso será de até 10 toneladas para o tráfego de veículos de passeio e ônibus. Caminhões de qualquer tamanho e carga devem utilizar as rotas alternativas.

 

No fim de semana em que a Defesa Civil e gestores do município decidiram interditar a ponte e construir uma estrutura provisória a primeira ideia foi de utilizar tubos do tipo ADS para fazer a travessia. Porém, a alternativa foi descartada devido ao alto custo do material e optou-se pela estrutura de madeira.

 

Rotas de acesso para caminhões

 

Veículos de carga ou de grande porte que precisarem entrar ou sair de Tubarão podem utilizar os seguidos trajetos para deixar ou alcançar a região dos bairros Monte Castelo ou Oficinas:

 

– Rua Marechal Deodoro: que liga a BR-101 a avenida Severiano Albino Corrêa passando pelos bairros Fábio Silva e Monte Castelo.

– Avenida Severiano Albino Corrêa: via alças de acesso/saída da ponte Cavalcante (BR-101).

– Rua São João (acesso bairro Morrotes – ponte Manoel Alves dos Santos).