Oficinas ambientais estimulam a preservação e consciência ecológica entre as crianças

Estudantes de várias escolas participaram nesta quinta-feira (06) da abertura das Oficinas Ambientais na Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat). As atividades continuam nesta sexta-feira (07) e fazem parte da programação da Semana do Meio Ambiente.

 

As oficinas têm a função de orientar crianças do pré-escolar e Ensino Fundamental sobre os principais temas relacionados ao meio ambiente, como animais, matas, rios e a importância desses elementos para as cidades e pessoas. No início da tarde, crianças de 5 anos da escola Faustina da Luz Patrício participaram das atividades desenvolvidas na sede da Funat.

 

O roteiro das oficinas é formado por ecoaventura, brinquedoteca, laboratório de zoologia (animais), plantas medicinais e laboratório de entomologia (insetos). As explicações aos pequenos é feita por integrantes do Grupo de Pesquisas da Unisul.
“Vocês sabem o que é extinção?”, questionou o monitor da universidade, explicando em seguida o conceito da palavra e a gravidade desse risco para as espécies

 

Uma das crianças mais concentradas no roteiro da oficina foi Maya Goulart Pompone. Ela gostou muito de saber mais sobre um gato do mato empalhado no laboratório de zoologia, pois lembrou do gatinho de estimação que tem em casa.
“Parece um gatinho de verdade”, disse a menina que, curiosa, sempre provocava o monitor a dar mais respostas sobre vários assuntos.

 

Além dos estudantes da Faustina da Luz Patrício, o primeiro dia das oficinas recebeu turmas das escolas Manoel José Antunes, João Hilário de Melo e Caic João Paulo I. Nesta sexta-feira será a vez dos alunos das escolas São Judas Tadeu, Fábio Silva e São Martinho.