Associação de Cicloturismo de Tubarão e Região discute o Desenvolvimento do Turismo de Aventura
A última reunião da Associação de Cicloturismo de Tubarão e Região – ACICLOTUR, realizada este mês, trouxe oficialmente a soma dos trabalhos de pesquisa de cada grupo de associados sobre o cicloturismo e o turismo de aventura. Desde 2017, grupos de Tubarão e região vêm desenvolvendo projetos para a ampliação do turismo de aventura, com foco no cicloturismo. Agora em 2019 estes grupos unem seus projetos e oficializam o Circuito Encantos do Sul.
O circuito, em sua apresentação original, proposta por Priscilla Lourenço, da Encantos do Sul Viagens (operadora de viagens para roteiros cicloturísticos), tinha como objetivo o cumprimento de 450 quilômetros percorridos em 8 dias (sugestão de viagem) por 12 cidades da região da Amurel. Agora, na atual versão, com a parceria da ACICLOTUR e seus associados, o percurso terá 4 “circuitos desafios”, com o total de aproximadamente 500 quilômetros, sugerindo a permanência do turista na região por 12 dias.
Os quatro circuitos são:
1 – Desafio de Anita (Tubarão x Laguna x Pescaria Brava)
2 – Cidade das Praias (Jaguaruna x Treze de Maio x Sangão)
3 – Desafio das Águas (Gravatal x Armazém x São Martinho x Braço do Norte)
4 – Desafio das Baleias (Laguna x Imbituba x Garopaba)
O Circuito Desafio de Anita, criado pela operadora de viagem Encantos do Sul com auxílio do Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal de Tubarão, conta com 141 quilômetros. Percorre desde as águas termais de Tubarão, seguindo o Rio Tubarão, Museu Ferroviário, Monumento de Anita, Farol de Santa Marta, Centro Histórico de Laguna, Pescaria Brava e a linda vista da Lagoa do Imaruí, com retorno pela comunidade da Guarda até as águas termais em sua parte final. O Desafio de Anita está em fase de captação de recursos e tem seu lançamento previsto para novembro de 2019, durante a Feira Regional de Turismo de Aventura, que será realizada nas Termas da Guarda nos dias 08, 09 e 10 de novembro. A feira é organizada pela Associação em parceria com o Hotel Sandrini.
Para Priscilla Lourenço, presidente da ACICLOTUR “o potencial do turismo de aventura em nossa região é incomensurável devido à grande diversidade geográfica de beleza ímpar, além da hospitalidade já reconhecida. O circuito traz o diferencial de ser o único do sul formado por ‘desafios’, uma experiência de aventura oferecida em etapas diferenciadas para o cicloturista em nossa região. A ACICLOTUR nasceu exatamente da necessidade de organizar e impulsionar este segmento turístico na região. Nosso intuito é buscar benefícios para o desenvolvimento das comunidades locais através de projetos turísticos que evidenciem os produtos da agricultura familiar, os saberes e sabores gastronômicos, o turismo religioso, a economia criativa, a arte e cultura local”, afirma.
Cabe ressaltar que o desenvolvimento turístico no município de Tubarão está fundamentado em várias ações do Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Segundo Josiane Linhares, turismóloga da Prefeitura de Tubarão, ações já regulamentadas através de legislação municipal como, a reativação do COMTUR, Conselho Municipal de Turismo, a construção do Plano Municipal de Turismo, que atualmente está em fase de implementação das proposições e a criação do Fundo Municipal de Turismo, montam um ambiente favorável ao desenvolvimento das atividades turísticas na região. “O turismo vem ganhando cada vez mais destaque no cenário nacional e as políticas públicas que estamos desenvolvendo cumprem seu papel de indutoras das atividades turísticas, proporcionando assim um cenário propício ao desenvolvimento econômico e sustentável através da geração de novos negócios e das melhorias nos já existentes”, analisa Josiane.