Grande público prestigia espetáculo musical sobre Anita Garibaldi
Um grande público lotou as dependências do teatro da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, na noite da última segunda-feira (27), para acompanhar a apresentação do espetáculo musical “Anita Garibaldi, a pequena de Morrinhos”, atração que encerrou as festividades dos 149 anos do município.
A vida da revolucionária foi contada por meio de 10 atos, que mostraram desde a infância da heroína, nascida em Laguna, atual localidade de Morrinhos em Tubarão, em 1821, até as lutas travadas ao lado do marido Giuseppe Garibalbi, na Guerra do Farrapos no Brasil e pela unificação da Itália.
Com cerca de uma hora de duração, o espetáculo composto por música, dança e cenas de cinema reproduzidas em telão comoveu os pais, que puderam acompanhar o desempenho dos 149 estudantes de 10 escolas municipais, que, desde março, ao lado dos professores, mergulharam na história de Ana Maria de Jesus Ribeiro. “A intenção era evidenciar esta importante personagem, apresentando a figura histórica de forma diferente, lúdica e acessível para os estudantes”, explica a assessora de Arte da Fundação Municipal de Educação, Cristina Gomes do Santos, coordenadora do projeto.
O trabalho foi iniciado a partir de análises dos quadros do artista Willy Zumblick, seguido por estudos e pesquisas históricas. Um curso de capacitação preparou os professores, que estudaram a figura de Anita Garibaldi como um símbolo tubaronense. Oficinas ministradas pelos professores Fernanda Neves, Bianca Nunes Micheleto, Agostinho Francisco Higino e Thayane Kock também fizeram parte do processo de produção do espetáculo.
Além de pesquisa bibliográfica, o projeto contou com amplo estudo de indumentária e figurino, para retratar com toda a fidelidade as roupas da época. As costureiras Luciane Orlandi Schwabe e Mariane Orlandi de Oliveira se esmeraram na produção de mais de 400 peças, cujos detalhes de estampas, tecidos e aviamentos foram cuidadosamente escolhidos conforme os referenciais históricos. “O figurino foi muito elogiado e conferiu um destaque especial ao evento, já que as peças remeteram aos costumes da época, tornando-se uma verdadeira aula de história”, ressalta a diretora do espetáculo, museóloga Silvana da Silva de Souza, do Museu Ferroviário de Tubarão, parceiro do evento.