Oficinas de contação de histórias e de cinema estão entre atrações do aniversário de Tubarão

Dentro da extensa programação de eventos que integram as comemorações dos 149 anos de emancipação político administrativa de Tubarão, com início no próximo dia 14, o Sesc, em parceria com a Gerência de Cultura da Fundação Municipal de Educação, realiza duas oficinas para os amantes da literatura e do cinema, cujas inscrições encontram-se abertas.

 

 

A primeira delas, “Os Movimentos Cinematográficos do Cinema Silencioso”, será no dia 18, no auditório do Praça Shopping, e abordará o panorama da evolução da linguagem do cinema nas primeiras décadas, abrangendo o Expressionismo Alemão e a escola de montagem soviética da década de 20. Será tratado ainda o cinema brasileiro da era silenciosa, tendo como exemplos obras como “Limite”(1931), de Mário Peixoto, e “Brasa Dormida”(1928), de Humberto Mauro.

 

 

A carga horária da oficina é de seis horas, com os trabalhos das 13 às 19 horas. Ao todo são 20 vagas, e as inscrições, gratuitas, devem ser feitas aqui. Os trabalhos serão conduzidos por Douglas König de Oliveira, filósofo e estudioso do pré-cinema e da obra do cineasta Michelangelo Antonioni – coordenador do projeto Encontro de Cinema, do Sesc.

 

 

No dia 19, ocorre a segunda oficina, com o tema “A Arte de Contar Histórias e Encantar Pessoas!”. O objetivo é proporcionar a confecção de recursos visuais de baixo custo para encantar o contador de histórias e o público ouvinte, além de mostrar técnicas e dinâmicas para fazer da contação de histórias momentos prazerosos de descobertas e empoderamento, de quem conta e, quem ouve a história.

 

 

A oficina, que será ministrada por Júlia Maria Rodrigues, pedagoga, narradora de histórias e apresentadora do programa “Era Uma Vez…”, da Unisul TV, utilizará de recursos visuais que podem ser confeccionados para enriquecer ainda mais o momento da contação. Técnicas e dinâmicas coletivas e individuais para desenvolver as habilidades necessárias para o ato de contar histórias, aliado à musicalização no conto.

 

 

Ao todo, são 40 vagas disponíveis, com classificação de 16 anos, e cujas inscrições devem ser feitas aqui. A oficina acontecerá das 9 às 12 horas, e das 13 às 17 horas, no auditório do Sesc Tubarão.

 

 

 

Guarda-chuvas de histórias – Durante a oficina literária, será confeccionado um guarda-chuvas de histórias. Para isso, os inscritos deverão levar alguns itens:

 

– tesoura;

 

– pistola de cola quente (quem tiver) e cola instantânea;

 

– dois (2) bastões de cola quente;

 

– pedaço de velcro (qualquer cor);

 

– EVA nas cores marrom, bege, verde, branco, azul, amarelo e laranja (pode ser em pedaços e não necessariamente levar todas as cores);

 

– guarda-chuva preto (ou da cor disponível, exceto com estampas, de preferência guarda-chuva infantil);

 

– canetinha de retroprojetor ou outra preta para EVA;

 

– Lápis e papel (cartolina, sulfite, etc.) para fazer os moldes.