Prefeito faz visita técnica nas obras da Estação de Tratamento de Esgoto

O prefeito Joares Ponticelli e o diretor-presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat), Guilherme Antunes fizeram nesta quarta-feira (24) uma visita técnica ao canteiro de obras da Estação de Tratamento de Esgoto da Tubarão Saneamento. O empreendimento localizado no bairro Congonhas faz parte de um pacote de obras que representa, em um primeiro momento, um investimento de R$ 58 milhões da concessionária.

 

Joares e Guilherme foram recebidos pelo diretor Marcelo Matos e outros membros da equipe técnica da Tubarão Saneamento. O grupo observou os primeiros filtros, estação de desidratação e outros equipamentos que farão o processo físico-químico para tratamento do esgoto. A estação terá ainda laboratório, geradores e auditório.

 

Outro local visitado foi a área onde será construída uma praça, bem ao lado da estrada geral da Madre, que faz parte do acordo de medidas compensatórias definidas em aditivo contratual.

 

No total, a obra está 70% pronta. A Estação de Tratamento de Esgoto faz parte do projeto de Sistema de Esgoto cujo planejamento é de disponibilizar esse serviço para 94,68% da população até o ano de 2041. A primeira etapa das obras contempla a estação de tratamento, estações elevatórias de esgoto e aproximadamente 30 mil metros de rede. As redes coletoras de esgoto serão implantadas até o fim do contrato de concessão.

 

Nessa primeira etapa, os bairros contemplados serão Centro, Vila Moema e Recife e as obras terão 2.400 metros de coletor tronco, 30 mil metros de rede coletora, uma estação elevatória de esgoto, 4,6 mil metros de linha de recalque, estação de tratamento e 4.300 metros de emissário final (que devolverá a água tratada ao rio Tubarão). Cerca de cinco mil famílias serão beneficiadas nessa fase.