Bicentenário de Anita Garibaldi terá distribuição de mudas italianas de “Rosas de Anita”

Mudas de uma espécie de rosa que vieram da Itália e foram plantadas em Laguna serão clonadas pelo laboratório de produção vegetal do curso de Agronomia da Unisul para serem distribuídas durante as celebrações do bicentenário de nascimento da “heroína dos dois mundos” em 2021. A prefeitura de Tubarão já criou uma comissão para participar das festividades deste acontecimento.

 

Nesta sexta-feira (12), o Instituto Cultural Anita Garibaldi entregou ao reitor Mauri Luiz Heerdt três unidades do híbrido da rosa, desenvolvida por Júlio Pantoli, da Itália. O prefeito Joares Ponticelli participou do ato simbólico de entrega das mudas.
O Laboratório de Produção Vegetal vai clonar a flor em um processo que pode chegar a 18 meses de duração.
“Vamos além da clonagem. Faremos o DNA a rosa e vamos espalhá-la por todo o Brasil”, comentou o professor e pesquisador Celso Albuquerque, coordenador do Curso de Agronomia

 

As quatro mudas da rosa de Anita que vieram da Itália foram plantadas em Laguna pelo paisagista Leonardo Joinha. As gemas foram retiradas recentemente para a clonagem.

 

O reitor Mauri Luiz Heerdt qualifica o esforço de Laguna, Tubarão e Unisul como a união da ciência com a história. “Estaremos reproduzindo uma flor cujas pétalas representam justamente a sensibilidade feminina e, ao mesmo tempo, curta duração de vida, igual a da heroína. A Unisul participa e fortalece, mais ainda, o seu papel comunitário para resgatar e valorizar a nossa história”, destacou Mauri.

 

A prefeitura de Tubarão também já está preparando comemoração para o próximo dia 4 de agosto, data de falecimento de Anita Garibaldi, 1849. O memorial de Anita, no Bairro da Madre, será restaurado, bem como a estátua da heroína.