Vacina contra a febre amarela será ofertada no Paço Municipal

A intensificação para imunizar toda a população de Tubarão continua com força total. Além das ações que são realizadas durante esta semana em pontos estratégicos da cidade, na próxima quinta-feira (4), haverá vacinação dos funcionários e familiares no Paço Municipal, na Sala de Atos.

 

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) convida todos os colaboradores da prefeitura para participarem da vacinação contra a febre amarela, entre das 13h30 às 17h30.

 

O convite se estende aos familiares, dando a chance de se imunizarem também contra a Meningite meningocócica e o Papiloma vírus humano – HPV, destinada aos adolescentes, variando de 9 a 14 anos, no caso das meninas, e 11 a 14 anos para os meninos. E da meningo C, de 11 a 14 anos também. Já a da febre amarela, varia de 9 meses a 59 anos.

É preciso levar um documento com foto, carteira de vacinação – para quem tiver, e se possível, o cartão do SUS.

 

Santa Catarina registra o 1º caso nativo desde 1966

Depois de 53 anos sem a presença do vírus em Santa Catarina, na manhã desta quinta-feira (28), foi confirmada a primeira morte em decorrência da febre amarela, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), deixando todos os municípios em estado de alerta.
O caso foi registrado na cidade de Joinville, no Norte catarinense, após o falecimento de um homem no dia 12 de março. Com indícios suspeitos da doença, foi realizada através do protocolo de investigação de óbitos da febre amarela do Ministério da Saúde (MS), uma investigação entre a Gerência Regional de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde da cidade para constatar o resultado. Logo após a confirmação, também foi esclarecido que o paciente contraiu a enfermidade no próprio município, em uma área rural. Como relatado, com o vírus já comprovado que circula no estado, é de extrema importância a vacinação, segundo a gerente da Fundação Municipal de Saúde, Chaiana Esmeraldino Marcon. “Pedimos à população para procurar os postos de saúde para se imunizar, porque ela é a única forma de se prevenir.” informa.