Karatê: equipe tubaronense está em Brasília, onde disputa competição nacional

Treinar, competir, chegar até a grande final e perder. A derrota nem sempre é fácil de ser sentida, mas, na maioria das vezes, torna a vitória futura ainda mais prazerosa de ser vivida. Pela terceira vez, Isadora Cândido vai em busca do grande sonho de compor a Seleção Brasileira de Karatê. A atleta viajou nesta quarta-feira (27) para Brasília, onde disputará a I Etapa do Campeonato Brasileiro de Karatê e a Seletiva Nacional, para a categoria de base. Nos outros dois anos que competiu, embora tenha chegado à final, não conquistou o triunfo. “Este ano, espero que isso mude. Estou focada no objetivo e vou chegar lá”, revela.

 

Na busca do topo, a atleta não está sozinha. Com ela, viajaram em torno de 20 atletas da Academia Impacto Karatê, supervisionados pelo técnico Fabricio de Souza. Alguns, como Isadora, buscam a primeira oportunidade de vestir a camisa do Time Brasil, enquanto que outros almejam voos maiores, como a primeira medalha internacional. É o caso do carateca Erick Matias, que em 2018, ao ser campeão brasileiro, disputou o Pan-Americano, sem sucesso na conquista inédita. Na Seletiva Nacional, o objetivo do atleta de apenas 13 anos é o bicampeonato e assim, lá na frente, obter o resultado singular.

 

Para o sensei Fabricio, a equipe está preparada, pronta para enfrentar o desafio na capital brasileira. “Fim de mais um ciclo de treinamento. Estou muito satisfeito com os resultados obtidos, pois todas as metas planejadas foram alcançadas”. É importante revelar que, aos 39 anos de idade, Fabricio continua competindo. Dividindo o tempo entre a profissão e a vida ativa, ele revela que a intimidade com os atletas acaba fortificando ainda mais. “É bem bacana. Eu gosto de competição e também porque, ao ver minha dedicação, é como uma motivação extra para os atletas continuarem focados. Ah, e quando eu perco, eles também malham bastante”, afirma com um sorriso no rosto.

 

A I Etapa do Campeonato Brasileiro de Karatê e a Seletiva Nacional tem início nesta quinta-feira (28) e se estende até o próximo domingo (31). A Academia Impacto Karatê recebe o apoio da Prefeitura de Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Esporte, com os programas Bolsa Técnico e Bolsa Atleta.