Estudantes utilizam paródias para conscientização do uso racional da água

Dezenas de estudantes de escolas públicas de Tubarão promoveram nesta sexta-feira (22) um trabalho de conscientização do uso racional da água por meio de um concurso de paródias musicais. O evento foi iniciativa da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat), Fundação Municipal de Educação, Tubarão Saneamento e Curso de Ciências Biológicas da Unisul para celebrar o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

 

O concurso teve uma preparação simples. Lançada a ideia e feitos os convites às escolas, os estudantes que toparam participar da iniciativa escolheram uma música e apenas trocaram a letra original por uma adaptação criada por eles. Depois dos ensaios, chegou a hora de apresentar as paródias educativas para o grupo de jurados, formado por integrantes da Academia Tubaronense de Letras (Acatul), Funat, Tubarão Saneamento e Unisul, além de uma professora da rede estadual de Ensino.

 

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, professor Maurício da Silva, ressaltou que o grande diferencial do concurso não foi a apresentação, mas a preparação.

 

“Nesse concurso todos foram vencedores, pois durante a pesquisa vocês aprofundaram a importância do uso consciente da água. Isso foi um excelente aprendizado”, disse à plateia de alunos.

 

Em ritmo de gincana, com direito à torcida organizada e gritos de guerra nas poltronas, os estudantes fizeram uma animada apresentação no palco. Ao final, os jurados escolheram como vencedores a escola Arino Bressan em uma categoria e Escola Jovem em uma segunda categoria.

 

Os alunos receberam como premiação um kit ambiental composto por uma muda nativa, uma cartilha e uma caneta ecológica e um tablet que será retirado na sede da Funat na próxima semana.