Conexão irregular em rede coletora de esgoto pode provocar extravasamento

A Tubarão Saneamento alerta sobre as ligações irregulares na rede de coleta de esgoto, no município de Tubarão. Com a conclusão do assentamento de rede em algumas vias, surge a dúvida por parte do usuário sobre quando e como se conectar. O sistema está previsto para entrar em operação ainda em 2019, contemplando cinco mil famílias, dos bairros Centro, Recife e Vila Moema e, para isso, contará com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) e Redes Coletoras, que ainda estão sendo instaladas.

 

Ou seja, mesmo que a instalação da rede coletora da sua rua já esteja concluída, este ainda não é o momento para realizar a conexão da sua residência. Quando o sistema estiver em operação, os resíduos gerados devem seguir a partir dessas redes coletoras para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com o apoio das Estações Elevatórias de Esgoto (EEE). Como o conjunto ainda não está em funcionamento, os rejeitos de uma residência já conectada ficarão parados nas tubulações, podendo retornar para a origem ou até mesmo estourar em um poço de visita, alagando toda a rua com o esgoto e colocando em risco a saúde da comunidade.

 

Quando chegar a hora de conectar a residência à rede, os moradores dos bairros contemplados serão acionados, seja por meio de reuniões comunitárias ou avisos específicos. A Concessionária tem trabalhado para estar sempre perto da comunidade, com o compartilhamento de informações online, integrada aos aplicativos Google Maps, Waze, sistema de informação próprio e presente todos os dias nas comunidades. Em caso de dúvida entre em contato pelos telefones 0800 648 9596, no WhatsApp (48) 99168-5827 ou no site www.tubaraosaneamento.com.br.

 

Fonte: Plantão Assessoria/Tubarão Saneamento