Prédios públicos municipais passam por vistoria
O prefeito Joares Ponticelli recebeu na tarde desta quinta-feira (28), o gestor-coordenador da Defesa Civil, Djalma Alves e do oficial de gabinete da Gestão, Murilo de Oliveira, que apresentaram o resultado das ações que estão desenvolvidas visando às vistorias dos prédios públicos municipais.
No fim do ano passado, após inspeção da força tarefa do Ministério Público e Fundação Catarinense de Cultura no Museu Willy Zumblick, foi criada na prefeitura de Tubarão, através do decreto 4460/18, uma comissão para coordenar ações de vistoria em todos os prédios públicos municipais, composta por engenheiros da Coordenadoria de Proteção e de Defesa Civil, Fundação Municipal de Educação e Secretaria de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento.
Após os levantamentos necessários, foi solicitado ao Corpo de Bombeiros vistorias dimensionadas em todos os prédios públicos do município, visando levantar as necessidades de projetos de prevenção de incêndios, em prédios com mais de 750 metros quadrados e equipamentos e sinalização em todos os prédios próprios do município.
As ações tomadas também atendem recomendação do Ministério Público, que fez solicitação nesse sentido a todos os municípios catarinenses. Os bombeiros já iniciaram as fiscalizações e vão emitir laudos técnicos de todos os locais, o que vai ser base para os procedimentos corretivos por parte do Poder Público, como licitações para compra de equipamentos e serviços.
As vistorias vão apontar a necessidade de extintores, hidrantes, iluminação de emergência, para-raios, dentre outras providências. Conforme o gestor-coordenador de Proteção e Defesa Civil, Djalma Alves, dentro de 90 dias todos os laudos devem estar prontos. “Após os levantamentos e quantificados os equipamentos, nossa recomendação é que a prefeitura realize os devidos processos licitatórios para aquisições e instalações, a fim de sanar os problemas encontrados”, afirma.
Paralelo a isso, a Fundação Municipal de Educação trabalha em algumas reformas e adaptações no Centro Municipal de Cultura, que abriga o Museu Willy Zumblick. Ali algumas obras são realizadas, inclusive na Biblioteca Olavo Bilac, atendendo às solicitações do Corpo de Bombeiros, feitas no fim de 2018. A troca de extintores de incêndio e regulamentação da iluminação de emergência devem ficar prontas nas próximas semanas.