Dia Mundial da Criatividade será celebrado em Tubarão

No domingo, dia 21 de abril, é celebrado o World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade), evento que mobilizará mais de 50 cidades em todo o Brasil, com uma programação aberta ao público. Devido ao feriado de Páscoa, a data, este ano, será comemorada também na segunda-feira (22), dia em que Tubarão concentrará suas atividades.

 

Esta será a primeira participação de Tubarão e a 4ª edição no Brasil. No município, a liderança local está a cargo do secretário de Desenvolvimento Econômico Giovani Bernardo, e conta com o auxílio de diversos parceiros. Entre as ações que estão sendo planejadas estão atividades nas escolas, oficinas de arte e palestras, além de extensa programação do Dia Mundial da Criatividade (DMC Tubarão) na cidade, que será divulgada em breve. “A Economia Criativa é um importante pilar do Tubarão 180º e este ano receberá atenção especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A partir do evento do Dia Mundial da Criatividade, diversas ações serão iniciadas no Município. Acreditamos que a Economia Criativa e Solidária tem potencial para melhorar a qualidade de vida das pessoas e para posicionar Tubarão como uma das melhores cidades do Brasil para viver”, afirma o secretário.

 

Ainda neste ano, o evento ganhará uma edição também em Portugal, nas cidades de Lisboa, Porto e Entroncamento. A data, que entrou para o calendário oficial das Nações Unidas em 2017, tem como objetivo fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento sustentável.

 

No Brasil, a criatividade começou a ser celebrada alguns anos antes, pelas mãos do paulistano Lucas Foster. Em 2014, Lucas, que é fundador da Project Hub, e idealizador do Prêmio Brasil Criativo, uma das principais referências em economia criativa do país, teve a ideia de comemorar a criatividade, com um evento gratuito que apresentasse a importância da inovação. “Nossa intenção desde que idealizamos o evento é democratizar e desmistificar a criatividade, encorajando as pessoas a utilizarem seu potencial criativo, buscando novas maneiras de lidar com antigas e novas questões, gerando recursos e soluções”, afirma Lucas.

 

A estimativa é que o evento impacte um público de mais 65 mil pessoas no Brasil, com palestras, mesas e oficinas, tendo a criatividade com enfoques variados como arte, inovação, economia, tecnologia, educação, negócios, entre outros.

 

Cada uma das 53 cidades anfitriãs, tanto no Brasil quanto em Portugal, possuem líderes locais selecionados pela plataforma Project Hub. “Desta forma conseguimos ter acesso a iniciativas e pessoas incríveis que geram inovação em todos os cantos desses países, e assim podemos compartilhar essas histórias e experiências no Dia Mundial da Criatividade, para que os brasileiros e portugueses possam conhecer, aprender e se inspirar”, explica Lucas.