Escola Faustina da Luz Patrício reinaugura laboratório de informática nesta quarta-feira (27)

Será reinaugurado nesta quarta-feira (27), às 14 horas, o laboratório de informática da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Faustina da Luz Patrício, em Oficinas. O projeto foi desenvolvido por estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Tubarão.

 

O trabalho foi desenvolvido no curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas, coordenado pelos professores Alexssandro Cardoso Antunes e Pierry Teza, da disciplina Informática: Ética e Sociedade. O aluno Marcos André Pisching procurou a gestora da escola para desenvolver o projeto Conectando ao Saber.

 

Após visitar a escola e realizar o diagnóstico, a equipe resolveu ir além da instalação de um programa educacional nas máquinas do laboratório de informática e da capacitação do corpo docente, adaptando a ideia para uma total requalificação do ambiente da sala que seria utilizada para este fim.

 

Os alunos Adriano Pereira Gomes e Bianca Wernke se envolveram em todas as etapas do projeto e fecharam parcerias com a arquiteta e urbanista Tayne Martins Matias; o eletricista Renato Luiz Amboni, da ONG Moradia e Cidadania; a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Tubarão; a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), o Sindicato da Indústria da Madeira e do Mobiliário da Amurel (Sindimad); além de um amigo da escola que preferiu manter-se no anonimato.

 

No ato de reinauguração do espaço será feita uma homenagem a senhora Consuelo Sielski Santos, diretora do IFSC Tubarão, pelo trabalho de excelência disponibilizado à comunidade. “É o ensino superior contribuindo diretamente com a educação básica e nesse projeto específico ressaltamos a importância de capacitar o professor, para que essa seja uma ferramenta que agregue ao seu cotidiano escolar”, afirma a gestora da escola Christiane Martins Matias. “A iniciativa privada tem colaborado imensamente com a nossa escola”, conclui.