Reunião esclarece funcionamento do Serviço de Verificação de Óbito (SVO)

A Fundação Municipal de Saúde promoveu nesta sexta-feira (15), reunião para esclarecer o funcionamento do Serviço de Verificação de Óbito (SVO). Participaram do encontro, representantes de diversas instituições civis e militares do município, que podem atuar direta ou indiretamente em casos relacionados a óbitos.

 

O serviço foi instalado formalmente no município em 20 de dezembro. Desde então, foram realizadas reuniões quinzenais de avaliação para o andamento dos protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde.

 

O SVO é um serviço de avaliação da causa de morte desconhecida ou duvidosa, com o objetivo de fornecer elucidação diagnóstica e informações complementares para o serviço de epidemiologia e políticas de saúde pública em geral.

 

“Esse serviço já existe há mais de 10 anos em todo o país. Isso nos permite conhecer as causas das mortes em domicílio, via pública ou mesmo em ambiente hospitalar, quando o médico não se sente apto para definição daquela morte. O maior benefício é fazer o preenchimento correto da certidão de óbito”, informou a coordenadora de Planejamento da Fundação Municipal de Saúde, Simone Hoffmann Maiato Santana.