Racismo é tema de encontro em Goiânia

A coordenadora de Promoção da Igualdade Racial (COPPIRT) e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Aleida Cardoso, representou Tubarão no Encontro Nacional de Mulheres Negras: Contra o racismo, a violência e pelo bem viver!, que aconteceu de 6 a 9 de dezembro, em Goiânia (GO).

 

Essa foi a 30ª edição do encontro um marco no empoderamento das mulheres negras. Desde março deste ano, as ativistas discutiram em seus estados e municípios as políticas públicas que vem ao encontro às suas demandas, e em assegurar seus direitos nos lugares onde vivem e em todo o país.


O acirramento do racismo, o aprofundamento das desigualdades e a concentração de riquezas, feminicídio de mulheres negras, assassinato de jovens negros e negras, encarceramento e precarização do trabalho, todas essas questões agravadas, foram temas do debate também.
A ativista e escritora pelos direitos civis e movimento negro Ângela Davis, ex-pantera negra, foi uma das presenças importantes do encontro. Bem como, presença das escritoras Conceição Evaristo, Sueli Carneiro, dentre outras figuras tão renomadas que estiveram presentes no evento.