Mais de 10 mil pessoas já receberam a dose contra a gripe

Com seis dias de trabalho, a campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1 já imunizou mais de 10 mil pessoas no município. A vacinação segue até o dia 9 de maio. Para atingir a meta, Tubarão precisa vacinar mais de 32 mil pessoas.

Neste sábado (26), as unidades de Saúde estiveram com as portas abertas entre 8h e 17h, para o Dia D da Vacinação. De organização nacional, o Dia D é direcionado aos cidadãos que não podem ir à unidade de saúde em horário de funcionamento normal. “Além de não ter custo nenhum, facilita a imunização do povo”, afirma a cidadã Sinara Burati da Silva.

Para receber a dose é necessário fazer parte do grupo alvo: cidadãos com 60 anos de idade ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além da população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

“Contamos com o apoio das pessoas que compõem o grupo alvo, para que o município consiga alcançar essa meta”, afirma o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Marco Antônio Santos.

Quem tem alguma doença crônica ou problemas respiratórios necessita apresentar o atestado médico. Para os hipertensos e diabéticos só recebem a dose mediante a apresentação de medicamento, seja cartão Hiperdia ou alguma receita médica.

Só está sendo disponibilizadas as doses em unidades de Saúde com salas de vacina: Bom Pastor, São Martinho I, São Martinho II, Vila Esperança, Revoredo, São Luiz, Congonhas, São Cristóvão, Fabio Silva, Sertão dos Corrêas, Mato Alto, Km 60, Caic, Morrotes e Sais; e as Policlínicas de Referência: Becker, Central e Humaitá. Quem não faz parte da área de abrangência dessas ESFs pode procurar a unidade de referência ou uma das Policlínicas.

 

 

Daniela Goulart/PMT