Programação do Outubro Rosa será aberta na segunda-feira (1º)

Outubro vem aí e durante todo mês é reforçado no mundo inteiro a importância da prevenção do câncer de mama. E Tubarão também entra na luta contra a doença que, anualmente, acomete em todo o país cerca de 60 mil brasileiras, correspondendo a 2,5 % das mortes femininas no Brasil.

 

Durante todo o mês, por meio de parceria entre a prefeitura (Fundação Municipal de Saúde), Rede Feminina de Combate ao Câncer, Sesc, Senac, Sesi, Usimed, Unisul e Eco Clínica, serão realizadas diversas atividades para incentivar a adoção de medidas preventivas, pois a doença, quando diagnosticada no início, apresenta até 90% de chance de cura e o rastreamento mamográfico pode reduzir a mortalidade em até 30%.

 

A programação do Outubro Rosa será aberta na segunda-feira (1º), às 09 horas, com solenidade que será realizada em frente à Eco Clínica. Após a abertura, os visitantes poderão participar de diversas ações de saúde – orientações para o autoexame, aferição de pressão arterial, exame de glicemia, vacinação contra HPV, fisioterapia – e de beleza: corte de cabelo, higienização facial, design de sobrancelha, entre outras iniciativas promotoras de autoestima e saúde. Todos os serviços são gratuitos e serão oferecidos até 16 horas.

 

A programação prossegue até o dia 30, com outras iniciativas como Caminhada Rosa, que ocorrerá no dia 06 de outubro, Ações de Saúde, Mesa Redonda, Dia de Prevenção, Missa de Ação de Graças e Culto Ecumênico. Os postos de saúde também vão oferecer atividades especiais e, alguns deles, conforme programação própria, funcionarão, inclusive à noite, para realização de exames citopatológico de colo do útero (papa nicolau), exame clínico das mamas, orientação sobre saúde da mulher, prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama e colo uterino.

 

Acesse o anexo abaixo e confira a programação completa.

 

A campanha – O Outubro Rosa é uma campanha mundial que surgiu na década de 90 nos Estados Unidos, para estimular a conscientização da população, em especial das mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O objetivo da campanha Outubro Rosa é aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade causada pelo câncer na mama, que é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, perdendo apenas para o câncer de pele. Durante todo o mês, instituições públicas e privadas disponibilizam gratuitamente ou com preço reduzido, o acesso a exames de prevenção, e ruas, monumentos e pontos públicos das cidades ganham os tons da campanha. Desde 2010, o INCA, no Brasil, participa desse movimento, promovendo apresentações, eventos, debates e materiais educativos para disseminar a informação da campanha contra o câncer de mama.