Willy Zumblick é tema de projeto vencedor do concurso nacional “Educador Nota 10”

O professor Mikael Miziescki, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Dário Crepaldi, de Morro Grande (SC), esteve esta semana em Tubarão, com sua turma de 8º ano, prestando uma homenagem ao artista Willy Zumblick. Mikael escreveu um projeto educacional sobre o maior artista tubaronense e ficou entre os 10 vencedores do ‘Educador Nota 10′,o maior e mais importante prêmio da Educação Básica Brasileira.

 

Em 2014, ele criou o projeto ‘Morro Grande em Arte’, referenciando de forma teórica, artística, cultural e histórica, em vários artistas, mas em especial Willy Zumblick e o Museu em Tubarão. “Minha metodologia de trabalho é bem distante de releitura enquanto cópia, estereotipias (desenhos para pintar, lembrancinhas, datas comemorativas, bonecos de EVA, artesanato…) ou moldes, formas e tradicionalismo. Tento provocar meus alunos a entenderem a diferença de referência artística e da cópia. Não copiamos Zumblick, não reproduzimos suas obras. Nos referenciamos na memória do artista, nos seus temas, suas técnicas, seu olhar sensível, sua obra, enfim, sua arte”, explica Mikael.

 

Seu projeto concorreu com outros 4100 inscritos. A vitória, que veio na quarta edição do projeto, foi uma surpresa para todos. “Depois de várias ligações e citações em torno de vários artistas, incluindo Zumblick, recebemos a notícia de estarmos entre os 50 melhores projetos do Brasil,. Ficamos mega felizes! Inacreditável! Não esperávamos nada disso! Meus alunos pulavam de alegria. Uma semana depois, fomos anunciados no programa Encontro Com Fátima Bernardes da Rede Globo, que eramos um dos 10 vencedores do prêmio! Um dos 10 melhores projetos do Brasil. Foi inacreditável! E dia 01 de outubro, estarei em São Paulo para a cerimônia de premiação, justamente por estarmos concorrendo ao melhor educador do ano/melhor projeto”.

 

Elisa e Carlos Zumblick, filhos do artista referenciado, estiveram presentes na homenagem de Mikael no município, que ocorreu no Centro Municipal de Cultura. Ao longo do processo de pesquisa, os alunos do professor Mikael conheceram o trabalho de Zumblick e escreveram cartas aos dois filhos. “Lendo as cartas que recebemos, ficamos sensibilizados pela lembrança dos alunos e dos professores, aqui em especial ao Silvano, Bernadete e Karina (alunos) que tiraram um pouco do seu tempo para externar palavras de admiração pelas obras do nosso pai e pelo seu trabalho”, escreveu Elisa, em carta de agradecimento.

 

Em novembro de 2018, acontecerá a exposição coletiva das produções da quinta edição do projeto, muitas delas referenciadas em torno das obras de Zumblick.