Crianças aprendem educação ambiental na prática, em oficinas temáticas

Crianças de cinco escolas municipais tiveram nesta quinta-feira (20) várias experiências práticas sobre Educação Ambiental, por meio de um circuito com oficinas temáticas montadas em salas de aula na Unisul. A atividade faz parte da Semana da Árvore, uma iniciativa da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat).

 

As nove oficinas temáticas foram disponibilizadas pelo curso de Ciências Biológicas da universidade, que também cedeu alunos dos últimos semestres do curso para atuar como monitores. Foram eles que receberam as crianças e repassaram as orientações sobre cada tema e deram dicas de preservação do meio ambiente.

 

Em umas das oficinas, o tema era o mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue e apresentado na oficina como o animal mais perigoso do mundo, por ser o causador de milhares de mortes. As crianças da escola Faustina da Luz Patrício ficaram impressionadas com as larvas do mosquito em seus ciclos, desde os ovos até a fase adulta, além do mosquito aprisionado numa espécie de minicativeiro e a larva em movimento no microscópio.

 

A poluição marinha, desperdício de alimentos e plantas medicinais são outros temas das oficinas temáticas oferecidas pela Funat, em parceria com o curso de Ciências Biológicas.

 

“Foi bem legal, descobri que o mosquito da dengue é o animal mais perigoso do mundo e que não devemos jogador lixo nos rios”, comentou o estudante Brenno Lemos, de oito anos.

 

O acadêmico Felipe Alan, que atuou com os colegas Douglas e Aline como monitores, contou que a oficina tem uma dinâmica bastante atraente aos alunos. “Eles perguntam tudo a todo instante, são bem curiosos e nos materiais eles podem observar a realidade e compreender melhor o tema, o que ajuda bastante na fixação do assunto e conscientização ambiental”, explicou.
O circuito tem continuidade nesta sexta-feira (21), em dois períodos, das 8h30 às 11 horas e das 14 horas às 16 horas e a expectativa é que 320 alunos participem nos dois dias de atividade.

 

Confira no anexo abaixo as oficinas que serão ofertadas.

 

Doação – Como parte das comemorações do Dia da Árvore, ainda na sexta (21), na praça Walter Zumblick, a partir das 14 horas, haverá doação de mudas frutíferas e ornamentais, com orientação de plantio.