Grupos da terceira idade participam de encontro socioeducativo
Cerca de 150 pessoas de 10 grupos da terceira idade de vários bairros de Tubarão tiveram nesta terça-feira (24) um encontro socioeducativo no Centro de Convivência do Idoso, no bairro Santo Antônio de Pádua. Eles assistiram a uma palestra motivacional, tomaram café e se divertiram com poesias e piadas.
A assistente social Katia. N. Cardoso Bressan explica que o encontro serviu para que os idosos pudessem voltar para casa com conhecimentos e dicas que lhes permitam buscar uma melhor qualidade de vida. “Eles tiveram muito mais que uma tarde de diversão. Foi um encontro de troca de experiências entre os grupos e ensinamentos que levam a reflexões para melhorar a autoestima”, destaca Katia.
A palestra motivacional com a pedagoga de Laguna Marília Cunha da Silva teve como tema “Por que fatos ruins marcam mais do que os fatos bons?”. E cada um dos idosos ouviu com atenção cada palavra e cada dica para ter uma vida mais saudável e mais feliz.
Para a assessora especial do prefeito, Eza Zabot, a felicidade demonstrada pelos idosos mostra o quanto encontros como esse são essenciais. “Muitos vieram aqui pela primeira vez, pois participavam das reuniões apenas nos seus bairros. O prefeito Joares Ponticelli tem incentivado muito essas atividades e valorizado bastante a política social que atende aos grupos de idosos”, ressalta.
Dona Diselda Rosso Gonçalves, que completou 90 anos há poucos dias, gostou do ambiente do Centro de Convivência do Idoso. “Muito bom aqui, gostei bastante, pois nos divertimos muito”, contou.
Outra que se divertiu muito foi dona Eloá Leal Santos, de 78 anos e voluntária do grupo de idosos do Humaitá/Centro. Ela já atua com esse público há 23 anos. “Para mim trabalhar com essa turma é quase uma terapia. Nos finais de semana fazemos as atividades do grupo até na minha própria casa”, revela.