Integrantes da missão tubaronense a Israel fazem balanço da viagem

Parte dos integrantes da missão tubaronense que esteve em Israel na última semana concedeu nesta segunda-feira (1º), no auditório da Associação Empresarial de Tubarão (Acit), uma entrevista coletiva para falar sobre projeções e encaminhamentos da viagem. O prefeito Joares Ponticelli e o secretário de Desenvolvimento Econômico Giovani Bernardo falaram sobre a missão que tratou, entre outras coisas, da parceria de cidades-irmãs com Rehovot, um dos roteiros da missão oficial.

 

Planejada para encaminhar benefícios na área da Saúde a partir da concepção do Centro de Inovação, que está em fase de conclusão, a missão a Israel foi pensada em 2013.

 

“Eu era presidente da Assembleia Legislativa naquela época quando o Governo do Estado anunciou a criação dos 12 centros de inovação em várias cidades e não contemplava Tubarão. Fizemos um movimento e a cidade entrou na lista das que receberiam esse equipamento. Já naquele período se pensava em uma missão a Israel, pois Tubarão começava a fortalecer a vocação para a Saúde. E Tubarão agora ficou conhecida naquele país e as primeiras ações podem começar a partir da parceria com Rehovot”, destacou o prefeito.

 

Elogiada pelos integrantes da missão, a praticidade israelense logo estará envolvida com a prefeitura para o acordo de cidades-irmãs com Rehovot. Segundo Giovani Bernardo, a formalização de parceria passa pela elaboração de rascunhos de ambas as partes que depois ganharão os devidos ajustes até a conclusão do acordo bilateral.

 

“Além de buscar potenciais investimentos para a cidade, pudemos conhecer a tecnologia que é desenvolvida e que pode ser trazidas para a geração de negócios. Foi uma agenda muito positiva, contando com efeitos colaterais como a articulação para realização de um evento de inovação em saúde nos mesmos molde daquele que visitamos, além de empresários que já demonstraram interesse em fazer negócios com a cidade. Esse é um processo que não é de curto prazo, nós iniciamos tratativas e conversas com empresários e entidade que podem gerar frutos, mas que podem demorar mais do que gostaríamos. O importante é que Tubarão está no mapa e saímos na frente nesse contexto”, destacou o secretário.

 

Participaram na coletiva os empresários Edson Martins Antônio (Acit), Nei Fava (Pró-Vida) e Jailson Mendes (Lenke) e, a pesquisadora Fabiana Schuelter Trevisol (Unisul).