Fundação de Saúde pede atenção à população quanto à Influenza
A Fundação Municipal de Saúde solicita à população que mantenha os cuidados de higiene e a etiqueta da gripe, já que os dias mais frios propiciam o aumento do número de casos de Influenza (gripe).
A influenza, normalmente conhecida como gripe, é uma doença grave, que pode provocar a morte. Mas ela tem cura. Procure uma unidade de saúde do seu bairro em até 48 horas se apresentar os sinais e sintomas, tais como:
-
Febre de início súbito;
-
Acompanhada de tosse (que pode ser seca ou com expectoração)
-
Dor de garganta;
-
Sinais de desconforto respiratório;
-
Dor de cabeça;
-
Cansaço;
-
Calafrios;
-
Dor muscular;
-
Coriza
A Influenza pode atingir toda a população e circula o ano inteiro, com picos no inverno, sendo mais comum o seguinte quadro: 5 a 15% de infecção da população; 3 a 5 milhões de casos graves no mundo; 250 a 500 mil mortes.
Os grupos mais vulneráveis às complicações são aqueles beneficiados pela campanha de vacinação, que em Tubarão, diga-se, atingiu a meta esperada para este ano, com crianças menores de 2 anos, adultos maiores de 65 anos, portadores de comorbidades e imunossupressão, professores, gestantes e puérperas.
O vírus é transmitido a partir das secreções respiratórias, podendo também sobreviver algumas horas em objetos e superfícies, podendo penetrar pelas vias respiratórias, ocorrendo, principalmente, em ambientes fechados ou semifechados.
A principal medida de prevenção é a vacina. No entanto, algumas atitudes podem ajudar a diminuir o risco de contaminação, como limpar as mãos constantemente com álcool, cobrir a boca e o nariz quando espirrar ou tossir, evitar sair de casa quando estiver com sintomas da gripe, entre outras.
Mais informações podem ser obtidas diretamente no posto de saúde de seu bairro, ou ainda na Fundação Municipal de Saúde, no telefone (48) 3621-9060.