Idosos concluem curso de inclusão digital

A tarde da última segunda-feira (9) foi especial para os 15 alunos que participaram do Projeto Inclusão Digital, da Unisul. Um evento animado pelo músico Alyson Oliveira marcou o encerramento do curso promovido para oferecer integração social e digital à pessoa idosa, rompendo as barreiras sociais do mundo digital.



Por meio do projeto desenvolvido em parceria entre a prefeitura de Tubarão, através da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social e Unisul (Prev-Unisul), idosas de vários bairros do município, cadastradas nas oficinas da Sabedoria e Programa Escolha Certa, participaram de oficinas multidisciplinares, que envolveram cursos de Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Química, Química, entre outros.



Durante a entrega dos certificados, a coordenadora Silvana Madeira Alves Dal-Bó elogiou as idosas participantes do curso e agradeceu aos alunos que colaboraram com os trabalhos de orientação, ensino e técnicas no manuseio do curso de computação.



A coordenadora dos grupos, Eza Zabotti ressaltou que “a felicidade estava refletida no rosto de cada idoso que recebeu o seu diploma” e lembrou que “o aprendizado tecnológico depois do 60 anos possibilita novas descobertas, novas experiências e novas vivências, resultando no  aprimoramento das habilidades. Os idosos podem utilizar as redes sociais como mecanismo de diálogo com amigos e familiares e para ampliar a sua saúde mental, com atividades para ativar a memória.”



A assistente social Kátia Nilvan Cardoso Bressan, a coordenadora de Extensão, Inovação Social, Cultura e Esporte- PROEPPXI da Unisul, professora Milene Pacheco Kinderman e Patrícia Motta Fagundes, representando o Programa Escolha Certa também participaram do evento. Ao final, foi oferecido um lanche para os formandos.