Festa do Arroz destaca importância do grão para a economia do município

A produção de arroz é a atividade econômica mais importante do município de Tubarão. Cerca de 70 famílias cultivam o grão, em 5,5 mil hectares. Na safra de 2018, foram produzidos, por hectare, 176 sacos do produto, o que gerou uma produção total de 880 mil sacos. Calcula-se que, anualmente, a cadeia produtiva do arroz – cultivo, beneficiamento, transporte e todos os processos até a venda – injete na economia do município cerca de R$ 50 milhões.

 

A produção é tão significativa que ganhou até um evento próprio: a 2ª Festa do Arroz e a 46ª Festa de São Cristóvão ocorrem de 13 a 16 deste mês, no bairro São Cristóvão.

 

A abertura oficial será no sábado (7), com a realização do 1º concurso Rainha da Festa do Arroz. A escolha ocorre no salão paroquial do São Cristóvão, a partir das 21 horas e depois haverá baile com Bem Gaúcho, Fábio Varela e Musicamp.

 

A parte técnica do evento será aberta na sexta-feira (13), às 13h45, quando ocorrerá o 25° Seminário do Arroz. Às 20 horas, a atração será o show do elenco do Canta Viola. Já no sábado (14), às 9 horas, haverá a procissão de máquinas agrícolas, partindo da Copagro, no bairro Monte Castelo, encerrando com benção das máquinas agrícolas, na igreja de São Cristóvão. Exposição, almoço, sorteio de brindes, bingão e baile completam a programação do sábado (14).

 

No domingo (15), a programação prevê a realização da tradicional procissão dos motoristas, às 9 horas, benção dos motoristas, exposição, missa, almoço, bingão e baile com Musicamp. A Festa será encerrada na segunda-feira (16), com o baile da saudade, abrilhantado pela banda Os Mateadores.

 

O evento conta com o apoio da prefeitura de Tubarão, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico.

 

Clique no anexo abaixo e confira a programa completa