Infraestrutura do Ceasa de Tubarão deve ser recuperada em breve

A recuperação da estrutura da Ceasa (Centrais Estaduais de Abastecimento), de Tubarão, destruída no vendaval de 2016, deve ocorrer ainda neste ano. A licitação para a reconstrução do local já foi concluída, sendo vencedora a empresa tubaronense Sanero Construções LTDA. O governo do Estado aguarda agora a liberação dos recursos federais, que serão repassados à Defesa Civil Estadual.

 

Esses e outros assuntos foram discutidos na tarde da última quinta-feira (28), em reunião realizada na sede da Ceasa, que contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Giovani Bernardo, do gerente de Agricultura, Daniel Bittencourt, do novo presidente estadual da Ceasa, Glauco Gazola Zanella e do gerente da regional litoral sul da Ceasa, Maykon Luiz da Silva.

 

Segundo Maykon, todos os trâmites já foram cumpridos e a ordem de serviço deve ser liberada em breve. “Nossa expectativa é que as obras iniciem ainda no segundo semestre deste ano”, revela o gerente da Ceasa, ao ressaltar que quando iniciarem, as obras devem ser concluídas rapidamente, uma vez que a estrutura metálica vem praticamente pronta para instalação.

 

Na reunião realizada em Tubarão foi debatida também a importância da Ceasa para a economia local do município e a proposta de montar uma comissão com a participação da prefeitura e outras entidades, a fim de construir um plano comercial e social para o resgate das atividades da central em Tubarão.

 

A Ceasa de Tubarão possui 10 boxes e um deles é alugado à prefeitura, que cede o local para o desenvolvimento das atividades das cooperativas de agricultores familiares. Lá, os produtos da agricultura familiar são concentrados e distribuídos para as escolas do município. “A Ceasa tem grande importância para economia local, por isso, além da recuperação da estrutura física, também queremos construir um novo modelo de negócio, para que o empreendedor local e os produtores rurais tenham suas atividades valorizadas”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Giovani Bernardo.