Prefeitura terá mais rigor com despesas para manter equilíbrio nas contas

A prefeitura de Tubarão irá aplicar maior rigor nas despesas para manter o equilíbrio nas contas e respeitar o orçamento sem a necessidade de medidas mais radicais ao longo do ano. A iniciativa é uma forma de contornar a queda de receitas como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), situação que foi relatada por todos os gestores públicos que participaram do Congresso de Prefeitos realizado nesta semana em Florianópolis.

 

A queda no repasse do FPM ainda é reflexo das dificuldades econômicas enfrentadas pelo Governo Federal. Já a diminuição do ICMS teve como origem os 11 dias da greve dos caminhoneiros em todo o país, o que reduziu a movimentação de produtos e serviços. Recebendo menos dinheiro, mas sendo obrigado a honrar compromissos como a folha dos servidores e o pagamento mensal de R$ 800 mil apenas em precatórios, o prefeito Joares Ponticelli convocou toda sua equipe para a busca de soluções a curto prazo.

 

“A queda no repasse do FPM que em outros anos começava no mês de agosto desta vez chegou bem mais cedo, já em maio. É a hora de sermos mais cuidadosos para mantermos o planejamento de investimentos e pagamento das dívidas e salários. Esse não é um temor apenas de Tubarão, todos os prefeitos que conversei no congresso em Florianópolis estão preocupados e também irão buscar alguma solução para evitar problemas mais sérios nos próximos meses”, afirma.

 

De maneira prática, todas as secretarias, fundações e autarquias irão gastar menos. Isso implica no controle de horas-extras, combustíveis, diárias de viagens e outras despesas do dia-a-dia.