Nova reunião do Gabinete de Gestão de Crise atualiza efeitos da greve dos caminhoneiros
Uma nova reunião do Gabinete de Gestão de Crise de Tubarão, foi realizada na manhã desta segunda-feira (28) para avaliar o atual cenário relativo à paralisação nacional dos caminhoneiros e, em consequência, a falta de combustível.
O coordenador-gestor de Proteção e Defesa Civil, coronel Djalma Alves, lidera o processo, explicou que Santa Catarina prioriza, junto com o Rio Grande do Sul e o Paraná, o diálogo com os caminhoneiros, que realizam paralisações há sete dias em todo Brasil. “O objetivo é focar garantir os serviços básicos, necessários ao bem-estar da população”.
O prefeito Joares Ponticelli, bastante preocupado, pede prioridade nos serviços essenciais. “Sabemos o quanto é complicado suspender as aulas na rede municipal de ensino. A criança fica em casa, os pais não podem trabalhar e uma situação leva a outra. Mas precisamos priorizar, neste momento, a saúde, a segurança e o transporte público. A falta de combustível traz consequências para nossa cidade, mas de qualquer maneira nosso esforço é manter as condições mínimas de atendimento em todos os setores. Estamos monitorando todas as movimentações e consequências geradas pelo movimento grevista”, ressaltou.
Djalma solicitou um levantamento da demanda necessária de combustível para o abastecimento de veículos utilizados na prestação de serviços essenciais. “Os grevistas estão liberando veículos, escoltados pela Polícia Militar (PM), que transportem material hospitalar e medicamentos, cargas vivas e ração para animais e combustíveis para os órgãos oficiais (polícia, bombeiros, ambulâncias)”, explicou o coronel.
Participaram da reunião os gestores municipais e representantes do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), da Associação Empresarial de Tubarão (Acit) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tubarão. Nesta terça-feira os membros do Gabinete de Gestão de Crise voltam a se encontrar para uma nova avaliação.
Transporte coletivo
A empresa Transgeraldo informa que há combustível pelo menos até o fim da semana. No total, 13 veículos estão em operação nas linhas: Passagem – via Campestre, Passagem – via Fórum, Praia Redonda, Humaitá/Morrotes, São Martinho, Sombrio, Caruru, Guarda, Rio do Pouso e Madre. Outra medida tomada foi a unificação linhas de bairros próximos para economizar óleo diesel.
A empresa TCL também opera para garantir transporte público aos moradores até a próxima sexta-feira (1º). As linhas foram reduzidas, entretanto, os horários de comércio e de estudantes – 5 às 8h30, 11 às 14 horas, 16 às 19h30 horas e das 22h30 às 23h45, que partem do terminal central para Capivari, permanecem em funcionamento. O circular que atua em Tubarão segue as linhas das 6 às 08h30, 11h20 às 14 horas e 15h30 às 19 horas.
Rede Municipal de Ensino
As aulas na Rede Municipal de Ensino continuam suspensas, por tempo indeterminado.
Coleta de lixo
Em Tubarão a empresa Racli mantém a coleta de lixo normalmente.
Eventos são cancelados
Três eventos previstos para esta semana, em comemoração aos 148 anos de Tubarão, foram cancelados, até a decisão de uma nova data.
A 2° Festa da Fortaia, que aconteceria entre os próximos dias 1º e 3, na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva; o Coral Criança Feliz, marcado para esta sexta-feira (1º), no Teatro da Arena, e a 1° Feira de Terneiro e Gado, previsto para esta quinta-feira (31).
Ponto facultativo
Por conta de toda essa situação, a prefeitura de Tubarão terá ponto facultativo nesta sexta-feira (1º), após o feriado de Corpus Christi. Tubarão é uma das poucas cidades de Santa Catarina a não ter mais ponto facultativo municipal paralelo aos feriados. “A situação é totalmente diferente e justificável. Manteremos os serviços essenciais como Policlínica Central e Farmácia Básica”, destaca o prefeito Joares Ponticelli.