Fiscais da Vigilâncias Sanitária receberão curso de qualificação
A fim de qualificar e capacitar os fiscais das vigilâncias sanitárias da região, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) oferecerá o treinamento de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT). O curso básico para as ações de fiscalização de saúde do trabalhador acontecerão entre os dias 13 e 17 de agosto, em Criciúma.
A capacitação terá 50 vagas disponíveis, 40 destinadas aos fiscais da macrorregião do CEREST (47 municípios). Os candidatos deverão preencher alguns requisitos, como serem efetivos na vigilância sanitária e não estarem prestes a adquirir a aposentadoria.
Para o técnico da vigilância sanitária de Tubarão João Cachoeira, a formação desses agentes é de fundamental importância para a prevenção da saúde dos trabalhadores. “O nosso município é um dos poucos que contam com profissionais capacitados para atuar na fiscalização da saúde do trabalhador. Este treinamento possibilitará o nosso aperfeiçoamento na área e ampliará as possibilidades do trabalho realizado em Tubarão”, ressalta.
A reunião para definir os detalhes do evento foi promovida pelos Procuradores do Trabalho Amanda Fernandes Ferreira Broecker e Bruno Martins Mano Teixeira, envolvendo o CEREST Estadual, CEREST Regional e representantes das Vigilâncias Sanitárias de Criciúma, Araranguá e Tubarão.