Abertura do PNAIC reúne professoras da rede municipal

Professores de Tubarão participaram na tarde desta terça-feira (10), no auditório da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS), do evento de abertura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Além de receberem a capacitação, os professores compartilharam experiências vivenciadas com as crianças e estudantes, com o intuito de socializar a apropriação dos conhecimentos da leitura e da escrita na educação infantil (CEI) e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 

Entre as experiências apresentadas está a da professora da EMEB João Hilário de Melo, Marilane Bittencourt, que dá aulas ao 1º Ano do Ensino Fundamental. A professora relatou que propôs um passeio, possibilitando um envolvimento das crianças na confecção de bonecas e na produção de livros e textos. “Depois do passeio na casa de uma avó, cada um pesquisou quais brinquedos as avós mais gostavam. Assim que descobrimos que era boneca, eles confeccionaram as suas e, em seguida, trabalhamos a palavra escrita em sala de aula”, conta a professora.

 

Segundo a assessora de Ensino e Políticas Educacionais da FME, Lucimara Pontes, a experiência favorece a aprendizagem de forma interativa e lúdica: “Podemos observar que, através da brincadeira proposta pela professora, as crianças interagiram com o gênero textual rima”, opina. “Isto é trabalhar numa perspectiva de alfabetização e letramento”.

 

Além da professora Marilane, as colaboradoras do CEI Chapeuzinho Vermelho também compartilharam os projetos experienciados com o agrupamento de crianças. Explicaram às outras professoras sobre as vivências com a “Maleta Viajante” (projeto que incentiva as crianças a lerem livros de história, inclusive com as famílias), um dos momentos lúdicos em que todas as crianças do CEI são envolvidas de forma prazerosa.

 


Como convidada para a formação, a diretora de Ensino da secretaria de Educação de Pescaria Brava, Perpétua Guimarães, contribuiu, consideravelmente, com a abordagem temática ‘planejamento como instrumento indispensável para a prática pedagógica’. A educadora pontuou aspectos referentes à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua relação com o planejamento.