Projetos do Cidade Empreendedora são aplicados no município

Tubarão segue implantando as soluções do Cidade Empreendedora em 2018, programa desenvolvido em parceria com o Sebrae/SC e que visa o desenvolvimento do município em diversos setores.

 

Dentro do programa, faz parte um projeto ainda maior, o Tubarão 180º, este de autoria da Administração Municipal, que tem como foco alavancar o município no cenário nacional e torná-la a melhor cidade do Brasil para viver até 2050. Diversas soluções foram colocadas em prática desde junho do ano passado e o Cidade Empreendedora segue em andamento.

 

No total, são 38 soluções para a administração municipal, desde encaminhamentos para os gestores – prefeito, secretários, diretores e gerentes de setores – até benefícios para micro e pequenas empresas, além de oportunidades para a abertura de novos negócios. O Cidade Empreendedora abrange diversos setores da prefeitura, mas nasceu dentro da secretaria de Desenvolvimento Econômico. O secretário da pasta, Alexandre Moraes, salienta que os trabalhos estão alinhados em prol de um mesmo objetivo. “Buscamos o desenvolvimento pleno do município. Temos mudanças para implantar, metas para alcançar, tudo para transformar Tubarão na melhor cidade para viver em Santa Catarina, até 2020; no Sul do Brasil, até 2030; e, até 2050, do Brasil”, pontua Moraes.

 

Uma das maiores soluções implantadas na prefeitura é a chamada Compras Governamentais. Por meio dela foram abertos editais de licitação que priorizam as micro e pequenas empresas, como explica o gerente de gestão da prefeitura, Darlan Mendes: “São editais de aquisições para a prefeitura, como pneus, insumos e materiais de cimento, aparelho de ar-condicionado e gêneros alimentícios. Todos dão prioridade para as micro e pequenas empresas. Além disso, o edital de gêneros alimentícios também prioriza os produtores locais”. Interessados em participar dos processos de licitação devem retirar os editais no site da prefeitura: www.tubarao.sc.gov.br. Mendes afirma que as compras diretas também são realizadas com prioridade local. “Os editais citados serão concluídos nos próximos dias, mas é importante que os micro e pequenos empresários fiquem atentos, pois a intenção é abrir processos de licitação com prioridade para eles ao longo do ano todo”, adianta o gerente.

 

Por sua vez, o Crescendo e Empreendendo tem foco nos jovens para inserir os jovens no mercado de trabalho e orientá-los sobre empreendedorismo, parte de algumas soluções do Cidade Empreendedora que são diretamente voltadas aos adolescentes. Segundo a gerente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, Kelly Delpizzo, de 15 a 20 profissionais de diversas entidades não governamentais e funcionários da própria fundação foram capacitados pelo Sebrae. “São facilitadores que atuam com jovens dos 14 aos 18 anos em várias instituições. O primeiro passo foi capacitá-los. Agora, cada facilitador vai desenvolver suas atividades e projetos dentro da rede de atendimento aos jovens”, adianta Kelly.

 

Outra solução trabalhada com crianças e adolescentes é a Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), a qual é implantada nas escolas da Rede Municipal de Ensino. “Abrimos a formação para as unidades escolares serem capacitadas através de seus professores.

 

Em torno de 18 professores efetivos foram capacitados, eles atuam em seis escolas, mas o objetivo é capacitar também os profissionais contratados em caráter temporário (ACT’s) para levar essa solução a todas as escolas municipais, que são 14”, esclarece a assessora pedagógica da Educação Infantil de Tubarão, Lucimara de Amorim Cardoso de Pontes.

 

 

 

Fonte: Vanessa Amando | Partner NBCom, Jornalista (48) 9 9642 7897