Entidades municipais recebem treinamento para usar o Sistema de Combate à Evasão Escolar (APOIA) online

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Tubarão, Mário Cardoso, compareceu, na última quarta-feira (28), a um encontro promovido pelo Ministério Público, para oferecer treinamento de entidades municipais para o uso adequado do Programa de Combate à Evasão Escolar (APOIA) online. A reunião foi realizada no auditório 211, do Bloco Pedagógico da Unisul, e contou com cerca de 90 participantes, nos períodos matutino e vespertino.

 

O APOIA é um sistema online que visa garantir a permanência na escola de crianças e adolescentes, de 4 a 18 anos incompletos, para que concluam todas as etapas da Educação Básica – seja na rede pertencente ao Sistema Estadual, Municipal, Federal ou particular de Ensino -, promovendo o regresso à escola daqueles que abandonaram os estudos sem concluí-los integralmente.

 

Dentre os participantes do treinamento estavam secretários de escolas municipais; o grupo da Evasão do município e representantes do setor administrativo da FME. Esse grupo somou-se a 23 funcionários da Gered (Escolas Estaduais); componentes do serviço social da Fundação Municipal da Saúde (FMS); o Conselho Tutelar e também a Polícia Militar. O diretor-presidente, Mário Cardoso explica que o sistema conectará os órgãos acima citados: “Esses organismos funcionarão em rede para, efetivamente, combater a evasão escolar.”, explica o diretor-presidente.

 

Além de orientar os órgãos municipais, a palestra também serviu para informar e tirar dúvidas sobre os índices de evasão escolar em níveis nacional e regional.