Historiador esclarece porque o dia 27 de maio não é feriado municipal

Em 27 de maio de 1870, o município de Tubarão adquiriu a emancipação político-administrativa, desmembrando-se de Laguna. Para comemorar os 144 anos, várias atividades estão sendo programadas.

Mas esta não é a única data importante e celebrada pelos tubaronenses. Outra data comemorada pelos tubaronenses é o dia 15 de setembro, Dia de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Tubarão. Conforme a lei nº 762/77 sancionada pelo então prefeito Paulo Osny May, o dia 15 de setembro é considerado feriado municipal, por este motivo é muitas vezes confundido com o aniversário de Tubarão. A lei foi decretada levando em conta a religiosidade da comunidade tubaronense sendo o único feriado do município.

Em Tubarão, a devoção pela santa começou por volta de 1820, quando os primeiros moradores da região construíram uma pequena capela coberta de palhas para abrigar a imagem trazida pelos colonizadores. No final daquela década, João Teixeira Nunes doou uma área à Irmandade de Nossa Senhora da Piedade, para construir a igreja matriz. “Por este motivo, diversos tubaronenses confundem João Teixeira com o fundador da cidade. Temos arquivos e pesquisas oficiais que comprovam e explicam esta confusão”, afirma o historiador responsável pelo Arquivo Público Municipal Jonathan Prim.

O Arquivo Público e Histórico de Tubarão é responsável pela guarda e conservação dos registros documentados da memória de nosso município e região. Conta com o maior acervo do sul catarinense, sendo uma fonte preciosa para a pesquisa da história regional. Em caso de dúvidas e esclarecimentos, o arquivo público está atualmente situado na antiga rodoviária, com horário de funcionamento das 13 às 19h.

 

 

Tayná Rosick/PMT