Mais de 1,5 toneladas de alimentos são apreendidas pela Vigilância Sanitária

Equipes da Vigilância Sanitária Municipal realizaram na tarde desta terça-feira (27), mais uma inspeção de rotina em estabelecimentos comerciais do município. A ação iniciada na segunda-feira (26) é acompanhada por agentes da Polícia Civil e da Cidasc.

 


Durante a vistoria desta terça-feira (27), foram constatadas diversas irregularidades em um supermercado. No local, foram encontrados vários produtos vencidos, contudo, o que mais chamou a atenção dos fiscais foi a falta de cuidado com a temperatura no local que são armazenados os alimentos. “Tanto os produtos que estavam nas ilhas e, principalmente, os armazenados na câmara fria, eram mantidos a uma temperatura bem acima da indicada pelo fabricante”, explica a coordenadora da Vigilância Sanitária, Fernanda Ribeiro Borghezan, ao alertar que os alimentos estavam, na verdade, resfriados e não congelados.

 


Para realizar a ação, o estabelecimento foi fechado e ficará interditado até que regularize a situação. “A empresa foi notificada e terá um prazo para esclarecer as irregularidades e comprovar a capacidade de atender às exigências sanitárias, evitando assim, colocar a saúde da população em risco”, frisa Fernanda.

 


Em apenas dois dias, foram apreendidas mais de 1,5 toneladas de produtos de origem animal – carnes, embutidos, aves, queijos – e muitos enlatados vencidos.

 


Todos os produtos apreendidos serão eliminados, não sendo possível a doação ou qualquer outra destinação.

 


A ação vai continuar ao longo da semana. “Todas essas medidas são necessárias para  garantir a saúde da população”, assegura Fernanda.

 

A Vigilância Sanitária também fez apreensão de alimentos em outros estabelecimentos, mas as circunstâncias nesses casos não exigiram como punição o fechamento ou interdição do local.