Encontro faz avaliação das redes de estações automáticas e fluviométricas

Com o objetivo de avaliar as redes de estações automáticas e fluviométricas convencionais e de qualidade de água de propriedade dos órgãos públicos e privados existentes no estado, as secretarias estaduais da Defesa Civil, de Desenvolvimento Sustentável e a Epagri/Ciram realizaram nesta terça-feira (8), uma oficina para debater o assunto. O secretário de Proteção e Defesa Civil de Tubarão, Rafael Marques representou a prefeitura no evento.

A oficina faz parte do processo de fortalecimento e estruturação do “Sistema Estadual de Monitoramento e Alerta hidrometeorológica de Santa Catarina”. Participaram ainda do encontro, representantes dos Comitês de Bacias, coordenadores municipais e regionais da Defesa Civil e técnicos do governo estadual. Este evento fez parte do Bloco IV, composto pelas seguintes bacias hidrográficas: Rios Tijucas, Cubatão-Sul, Tubarão, Urussanga, Araranguá e Mampituba.

“Cada participante fará o levantamento de sua área e encaminhará para o grupo gestor, e na próxima oficina dará retorno sobre a futura Rede de Monitoramento Estadual. Ainda apresentaremos as informações sobre a rede municipal que conta com estação meteorológica completa com sensor de nível, e mais duas estações que medem nível e precipitação que poderão complementar a rede estadual”, relata o secretário Rafael Marques.

 

 

Priscila Ladislau/PMT