Seminário orienta profissionais da Saúde sobre ataques de animais peçonhentos
Médicos e enfermeiros da atenção básica e de média complexidade da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão participaram nesta quarta-feira (21) de um seminário de manejo clínico de acidentes por animais peçonhentos. O evento realizado no Espaço Integrado de Artes da Unisul foi promovido pela Regional de Saúde de Tubarão e teve a participação de agentes das regiões de Tubarão, Laguna e Braço do Norte.
Segundo a gerente de Saúde Chaiana Esmeraldino Mendes Marcon, o seminário foi realizado por conta do aumento nos casos de ataques de animais peçonhentos em várias partes do Estado. Picadas de cobras, aranhas e escorpiões são os casos mais frequentes.
“Tivemos orientações sobre os sintomas dos ataques e quais encaminhamentos realizar para evitar o óbito da vítima”, destaca Chaiana.
Embora não seja uma espécie peçonhenta, a água-viva também foi destacada no seminário, já que boa parte da população do Litoral Sul aproveita os balneários da região. Como não há um soro específico para tratamento de queimaduras, a aplicação de vinagre é a solução imediata neutralizar o veneno da água-viva.
Dicas de prevenção
* Em locais ou situações de risco para acidentes por animais peçonhentos (florestas, matas, trilhas, atividades de lazer, de limpeza, serviços de jardinagem etc), utilize sempre equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas de couro, sapatos fechados e roupas de manga longa;
* Evite o contato com qualquer tipo de lagarta. Observe atentamente as folhas e troncos das árvores;
* Verificar se as folhas das plantas foram consumidas por insetos;
* Em caso de acidente com lagartas, cobras, escorpiões ou aranhas procure uma unidade de Saúde imediatamente.