Município será representado na 5° Mostra HumanizaSUS em Lages

Duas equipes Saúde da Família foram selecionadas para participar da V Mostra HumanizaSUS de Santa Catarina, que será realizada nos dias 18 e 19 de maio, em Lages. Esta edição terá como tema a Participação Social e Reencantamento do SUS. O encontro é dedicado para trabalhadores da saúde, gestores, usuários, estudantes, movimentos sociais e conselhos.

Deve compor a V Mostra discussões sobre: saúde mental, epidemias e experiências de humanização. “Neste 18 de maio, dia nacional pela luta antimanicomial, será dedicado ao tema saúde mental coletiva. De outra parte, a V Mostra de Humanização não pode se furtar à discussão sobre temas emergentes em saúde, como o da epidemia que o país enfrenta em relação a dengue, Zika e Chikungunya. Sobre o reencantamento, vamos deixar esta questão nos pôr a trabalho. Supomos que sempre é possível inventar algo novo, e a Mostra de experiências de humanização tem confirmado isto anualmente”, informou através de nota oficial a Secretaria de Estado da Saúde.

Um dos trabalhos selecionados para apresentação no evento é uma peça teatral que ilustra o período em que a UBS Passagem iniciou a agenda aberta com classificação de risco. Pioneiros neste processo, a peça será dividida em dois momentos: como era a unidade de saúde na época em que os atendimentos eram realizados por meio de fichas e depois da mudança, com a agenda aberta e classificação de risco. “É uma satisfação ter a nossa equipe escolhida para participar desse encontro. Ninguém acreditava que a agenda aberta funcionaria tão bem, mas o envolvimento da equipe foi sensacional”, destacou a enfermeira da UBS Rita de Cássia Lúcio.

A outra equipe selecionada foi a ESF Oficinas I, com o projeto Saúde Mental, também aplicado no trabalho da unidade de saúde. A equipe convivia com um problema de fornecimento de receitas controladas, com isso, fizeram um levantamento das pessoas atendidas e identificaram irregularidades. Os profissionais da UBS, com o apoio de uma acadêmica de medicina e profissionais do NASF, realizaram uma análise e aplicaram algumas mudanças no fluxo desses atendimentos: consulta compartilhada (médico e enfermeiro), aplicação do cartão de saúde mental e terapias de grupo. “Observamos de início certa resistência, pois muitos usavam as medicações de forma irregular. Hoje não temos mais o problema, que era recorrente”, destacou a enfermeira Chaiana Marcon.

A Fundação Municipal de Saúde parabeniza todas as equipes do município, que se inscreveram com projetos de extrema importância para a melhoria do acesso e qualidade do serviço público. “Duas equipes foram selecionadas, mas muitas outras inscreveram ótimos trabalhos. É com muita satisfação que parabenizamos estes profissionais”, destacou a diretora-presidente da FMS, Maryucha Miranda de Oliveira.