Paratletas e estudantes poderão ser beneficiados com o programa Bolsa Atleta

A prefeitura de Tubarão encaminhou para a Câmara de Vereadores o projeto de lei n° 0173/17, que altera a lei n° 3.724, de 22 de dezembro de 2011, que institui no município de Tubarão o Programa Bolsa Atleta Municipal.

As principais alterações referem-se à inclusão de duas novas categorias que poderão ser contempladas: Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (PARAJASC) e Jogos Escolares de Santa Catarina – JESC (15 a 17 anos).

Os projetos de Lei serão apreciados na Sessão Extraordinária da Câmara de Vereadores, que acontece na segunda-feira (18), às 10 horas, e se forem aprovados, a partir do próximo ano, os paratletas e os estudantes de 15 a 17 anos de Tubarão poderão se inscrever no programa. Atualmente, a lei concede o benefício para atletas que participam dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), Joguinhos Abertos de Santa Catarina e Olimpíada Estudantil de Santa Catarina (Olesc).

Além dessa alteração, o projeto de lei inclui um novo parágrafo que estabelece que “a Comissão de Análise do Programa Bolsa Atleta será integrada por sete membros, nomeados por Decreto pelo Chefe do Poder Executivo Municipal”.

O prefeito Joares Ponticelli lembra que durante muito tempo a sociedade e o próprio poder público negligenciaram a pessoa portadora de necessidades especiais, sem nenhum incentivo ao processo de inclusão. “Quando fui presidente da Alesc, criei o Alesc Inclusiva, programa que abriu vagas para as pessoas com necessidades especiais atuarem no parlamento. Essa ideia foi copiada por várias assembleias”, ressalta, ao acrescentar que a intenção é motivar e valorizar esses atletas especiais, que muitas vezes têm que empreender esforços bem maiores para vencer seus próprios desafios. Essa também é nossa homenagem àqueles que tiveram um ótimo resultado no Parajasc, é mais um passo na direção dessa valorização”, afirma Ponticelli.

O programa Bolsa Atleta Municipal concede apoio financeiro, técnico e material para atletas não profissionais, bem como aos respectivos técnicos, desde que atendam os requisitos da lei. Os atletas e técnicos contemplados representam o município ou entidades municipais, em competições promovidas ou consideradas de interesse da Fundação Municipal de Esporte de Tubarão ou de interesse desportivo estadual, nacional e internacional.

Bons resultados – Em 2017, 139 atletas e 31 técnicos receberam apoio da prefeitura de Tubarão, por meio dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico. Como resultado do investimento, Tubarão fez a melhor campanha da história dos Jogos Abertos de Santa Catarina. A delegação tubaronense trouxe na bagagem 53 medalhas – 11 de ouro, 22 de prata e 20 de bronze – o que garantiu o 7º lugar geral no quadro final. Tubarão conquistou ao todo 56 pontos, o que representou a 9ª colocação geral na competição. Na edição anterior, o município conquistou 18 medalhas. Os paratletas também tiveram um ótimo desempenho na 13ª edição do Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (ParaJasc) e voltaram para casa com oito medalhas – cinco de prata e três de bronze – e um troféu de terceiro lugar. Em 2016, a Cidade Azul havia conquistado apenas três medalhas no atletismo. Com a concessão dos benefícios do programa também para os paratletas, a expectativa é que o desempenho seja melhor ainda nos próximos anos.