Tubarão é destaque nacional no ranking de startups

O município de Tubarão foi destaque nacional nesta segunda-feira (30) em uma reportagem no jornal Estado de S. Paulo sobre o ranking de densidade e eficiência na geração de startups, empresas em fase inicial que desenvolvem produtos ou serviços inovadores e com potencial de rápido crescimento.

O ranking foi apresentado na Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (Case 2017), realizado semana passada em São Paulo pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups). O blogueiro Felipe Matos teve acesso aos dados que fundamentaram o ranking e citou a aparição de Tubarão, que está em segundo lugar no Top 20 cidades em eficiência na geração de startups no Brasil (PIB/número de startups).

“Na hora de medir a eficiência por cidade, os destaques ficam por contas de municípios menores, que mesmo com um PIB pequeno, conseguiram gerar um número relevante de startups. Nesse ranking, Itajubá (MG) ficou em primeiro lugar, seguida por Tubarão (SC), Balneário Camboriú (SC) e Campina Grande (PB). As grandes capitais ficaram de fora das top 20 cidades mais eficientes. São Paulo ficou em 37º lugar”, comentou o jornalista do Estado de S. Paulo.

Esse destaque em nível nacional, por coincidência, acontece cinco dias depois do governador Raimundo Colombo realizar em Tubarão o lançamento do edital para as obras de conclusão do Centro de Inovação, empreendimento que vai abrigar espaços como aceleradoras de empresas, incubadoras, laboratórios de pesquisa, de capacitação e de consultoria para novos negócios, além de servir de espaço para eventos e mostras, showroom das empresas instaladas, auditórios e salas de treinamento e de videoconferência.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico Giovani Bernardo, essa aparição de Tubarão mostra que o município está no rumo certo.

“O prefeito Joares Ponticelli determinou muito bem o foco que deveríamos buscar para alcançar o desenvolvimento e o crescimento, e esse ranking de startups mostra que estamos no caminho correto. Quando o Centro de Inovação estiver operando o município será ainda mais atrativo para investimentos e isso já foi destacado inclusive pela Revista Exame, que apontou Tubarão como a 45ª melhor cidade para se investir no país. Todas essas ações criam o ecossistema que estamos buscando”, afirmou.