Tubarão dá continuidade ao processo de desenvolvimento com o programa Cidade Empreendedora

O Município de Tubarão segue com o Plano de Desenvolvimento Econômico Tubarão 180º, cujo objetivo é o planejamento e crescimento do município até 2050. Para isto, a Cidade Azul tem como aliado o programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC, o qual disponibiliza até 38 soluções para a Administração Municipal, desde questões da gestão pública até consultorias para micro e pequenas empresas e oportunidades para a abertura de novos negócios. Iniciado neste ano, o Cidade Empreendedora segue em Tubarão até 2018.

Uma das soluções já implantadas na cidade é chamada de Compras Governamentais. Trata-se de uma consultoria iniciada em Setembro e desenvolvida para a construção do Plano Anual de Compras do município. O consultor do Sebrae especializado em Compras Governamentais, Marcelo Basso Donatti, explica que esta solução está baseada em três assuntos prioritários dentro da prefeitura:

Primeiro: a adequação dos editais de licitação em relação a Lei Complementar 123/2006 (Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas), a qual obriga que os municípios comprem com micro e pequenas empresas, destinando cotas exclusivas para esses tipos de empresas. Segundo: o fomento à agricultura familiar e ao pequeno agricultor, realizando compras diretas com o setor agrícola local, destinando os produtos para a merenda escolar, por exemplo. E terceiro: o planejamento das compras públicas, organizando e readequando com quem comprar, como comprar, priorizando micro e pequenos negócios, entre outros itens”.

A consultoria das Compras Governamentais em Tubarão está na fase do planejamento anual das compras para 2018, destacando os setores que devem dar prioridade para comprar com micro e pequenas empresas, além de trazê-las para dentro dos processos de licitação do município. “Com isso, o investimento também fica para Tubarão porque a prefeitura investe no empreendedorismo e comércio locais”, destaca Donatti.

Este planejamento tem duração de um ano e meio, com consultorias mensais in loco e diárias de forma online com secretários, diretores de departamentos, chefes de setores, entre outros. O próximo passo, ainda conforme o consultor, é discutir com os profissionais do setor de Educação a questão das compras diretamente com a agricultura local.

Nossa meta é transformar Tubarão em cidade referência quando o assunto é empreendedorismo e fomentação de novas ideias e sistemas, e ferramentas como estas que o Sebrae proporciona são muito relevantes para alcançarmos este objetivo”, destaca o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli.

Outra solução do Cidade Empreendedora que já está sendo executada em Tubarão é a Sala do Empreendedor, inclusive desde 2016. “São realizados atendimentos aos micro empresários, atendimentos individuais com Microempreendedores Individuais (MEIs), além de consultorias individuais e capacitações em grupo para profissionais desse quadro”, ressalta o consultor do Sebrae, Alexandre Silveira.

No entanto, a Sala do Empreendedor passa por um processo de ampliação e adequação para melhorar a gama de serviços oferecidos à população. A primeira novidade é que ela está em novo local, já que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, onde está inserida, mudou de endereço, passando para a Rua Professora Eugênia dos Reis Perito, 157, no bairro Passagem.

De acordo com a agente de Desenvolvimento da Secretaria, Adriana Caporal, outra novidade da Sala é a realização de oficinas para os MEIs. “Os encontros são mensais e começaram em Agosto. Já fizemos o SEI Controlar Meu Dinheiro e o SEI Planejar, capacitando cerca de 50 MEIs. É uma oportunidade para quem está começando no mundo dos negócios, o foco é o crescimento dos pequenos negócios”, enfatiza a agente ao acrescentar que o próximo passo é oferecer estes serviços também para micro e pequenas empresas.

Temos avançado sistematicamente no processo de melhoria do ambiente empreendedor de Tubarão. Estas iniciativas proporcionarão o desenvolvimento dos negócios já instalados na cidade e também o surgimento de novas iniciativas”, avalia o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Giovani Bernardo.

 

Outras ações Entre outras ações que já foram colocadas em prática no município junto ao Cidade Empreendedora, Adriana destaca o seguinte: “estamos trabalhando as licitações especiais de até R$ 80 mil com regime diferenciado para microempresas, o que possibilita que elas também ganhem os processos, já que isso geralmente acontece com as grandes empresas porque elas conseguem baixar seus valores de custo. Também já foi formalizado o Comitê Gestor Municipal de Desburocratização para facilitar os processos de abertura e fechamento de empresas. E também ocorrem as capacitações de possíveis fornecedores para participar das Compras Governamentais”.

 

Fonte: Nazario & Bortot Comunicação/Assessoria de Imprensa Sebrae CR Sul